Terminam quarta-feira (30), inscrições para vagas nos Cursos Superiores de Engenharia Florestal e Licenciatura em Química do IFMT Cáceres

Publicado por: Campus Cáceres / 28 de Novembro de 2022 às 09:04

As inscrições são gratuitas e a seleção será feita por meio de notas do ENEM

Termina na quarta-feira (30.11), o prazo para as inscrições no seletivo de ingresso 2023/1, por meio de notas do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) nos cursos superiores de Bacharelado em Engenharia Florestal e Licenciatura em Química do Instituto Federal de Mato Grosso, IFMT, Campus Cáceres - Prof. Olegário Baldo.

São ofertadas 46 vagas remanescentes nos dois cursos de graduação com seleção por meio de notas de qualquer edição de 2011 a 2021 do ENEM. Os cursos são gratuitos e não haverá cobrança de taxa de inscrição.

As inscrições são exclusivamente pela internet no link : https://selecao.ifmt.edu.br/ concurso.aspx?cod_concurso= 6484

Com quadro de docentes e técnicos qualificados no âmbito de mestrado e doutorado, laboratórios estruturados e uma política de assistência e apoio didático-pedagógico para a permanência e sucesso de estudantes, o IFMT Cáceres oferece, além de cursos totalmente gratuitos, bolsas de iniciação científica, de incentivo à pesquisa e iniciação científica e de apoio à extensão.

Engenharia Florestal

O curso superior de bacharelado em Engenharia Florestal é ofertado em período integral diurno com duração mínima de 5 anos. A instituição prepara profissionais da Engenharia Florestal para analisar e estudar a dinâmica das florestas e seus ecossistemas.

O campo de trabalho da Engenharia Florestal é amplo, a exemplo da área de Produção de Madeira com atuação no manejo de florestas nativas, na silvicultura (florestas plantadas) e na Integração Lavoura-Pecuária-Floresta, assim como na produção de produtos não-madeireiros. Entre as áreas de atuação da profissão está a Ambiental com a preservação, conservação e recuperação de áreas, além de assessoria e consultoria nas áreas de licenciamento de propriedades rurais e de recuperação de Áreas de Preservação Permanente.

Licenciatura em Química

Único da Região Oeste de Mato Grosso na modalidade presencial, o curso de Licenciatura em Química do IFMT Cáceres atende demandas de todo o estado por formação de profissionais na área. Com duração mínima de 4 anos de formação (8 semestres), o curso é ofertado no período noturno para ampliar as possibilidades de acesso aos estudantes, inclusive para quem já trabalha e para profissionais com outras graduações que atuam em química e esperam por esta oportunidade de formação específica.

Como campo de atuação, a pessoa graduada em Química no IFMT Cáceres poderá atuar tanto na docência como em indústrias, conforme orientação do Conselho Federal de Química.