Campus Cáceres - Prof. Olegário Baldo

De EAFC a IFMT

Perfil, vocação e áreas de atuação

Campus Cáceres - Prof. Olegário Baldo

Em homenagem a um servidor que dedicou a vida à educação profissional e tecnológica, o Campus do Instituto Federal de Mato Grosso, IFMT, em Cáceres recebe o nome do ex-diretor professor Olegário Baldo, falecido em maio de 2015. O processo foi aprovado pelo Conselho Superior do IFMT e foi institucionalizado com alteração no estatuto do IFMT, a partir da Resolução nº 80, publicada no  Diário Oficial da União de  15 de dezembro de 2015.

Histórico de dedicação e realizações

Olegário Baldo foi professor formado em Licenciatura Plena em Ciências Agrárias pela Escola Superior de Lavras, com habilitação em Zootecnia, Agricultura e Administração e Economia Rural. Nascido em Rancharia, interior de São Paulo, Olegário chegou a Mato Grosso em 1976 como professor de Agricultura e Zootecnia da Fundação Educacional Agrícola de Buriti, em Chapada dos Guimarães. Foi em Cáceres, três anos mais tarde, que ele assumiu o que seria o maior compromisso e propósito de sua vida: Dedicar-se a promoção da educação tecnológica no município e região Oeste de Mato Grosso, desde a implantação da Escola Agrotécnica Federal de Cáceres, conhecida como “Escola Agrícola” hoje IFMT Cáceres.

Foi no fazer cotidiano como professor, coordenador, diretor de departamentos e setores da escola; na capacidade de gerir e estruturar a instituição e principalmente na relação respeitosa com alunos e servidores que Olegário Baldo consolidou sua experiência como educador e gestor, sendo escolhido como diretor-geral por seis (6) mandatos, democraticamente, por meio do voto direto da comunidade escolar.

Em mais de 35 anos de trabalho em Cáceres, Olegário ajudou promover uma revolução na educação profissional e tecnológica da região, por meio de um projeto educacional coletivo sempre centrado na expectativa da comunidade, nas pessoas e na formação para vida. Em reconhecimento pelos serviços prestados, recebeu homenagens e títulos honoríficos nos três níveis da federação como menção honrosa do Coneaf (Conselho Nacional das Escolas Agrotécnicas Federais) e títulos de cidadão mato-grossense e cacerense.

Baldo deixou um legado de realizações. Um educador apaixonado que construiu sua história, tendo como principal marca a generosidade. Um exemplo de entrega incondicional de vida à educação, à Cáceres, Mato Grosso e ao IFMT.