Núcleo de Políticas sobre Gênero do IFMT Campus Cáceres - Prof. Olegário Baldo

O Núcleo de Políticas sobre Gênero, NPGEN, é um órgão propositivo e consultivo do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso, IFMT Campus Cáceres - Prof. Olegário Baldo que estimula e promove ações de Ensino, Pesquisa e Extensão orientadas à temática da educação para a diversidade de gênero.

As competências, composição e funcionamento do Núcleo são definidos em Regimento próprio que foi instituído após consulta à comunidade interna pela Direção-Geral do campus por meio da Portaria nº 21/2021-CAS-GAB, de 13 de abril de 2021.

Os trabalhos para a constituição do regimento e criação do núcleo foram realizados no campus pela Comissão do Núcleo de Estudos Sobre Gênero do IFMT Campus Cáceres- Prof. Olegário Baldo (Portaria nº 031, de 12 de março de 2019).

• Finalidades

O NPGEN do IFMT Campus Cáceres – Prof. Olegário Baldo tem entre as finalidades:

I - implementar políticas de educação para a diversidade de gênero e sexualidade, com vistas à promoção do direito à diferença, à equidade, à igualdade e ao empoderamento dos sujeitos;

II - subsidiar a discussão acerca das temáticas de corpo, gênero e sexualidade e seus atravessamentos no campo da educação;

III - atuar na difusão e promoção de estudos e pesquisas relacionadas às temáticas nas quais o Núcleo se propõe em diversas áreas e concepções teóricas do conhecimento;

IV - fomentar a transversalidade entre ensino, pesquisa e extensão, incluindo ações de formação continuada;

V - problematizar as temáticas referentes a gênero e sexualidade e como elas têm sido abordadas em diferentes espaços, em especial, no âmbito institucional;

VI - atuar na prevenção e no combate às diferentes formas de violências de gênero e sexual;

VII - fomentar discussões sobre cuidados e saúde no âmbito das comunidades interna e externa;

VIII - promover parcerias em prol de políticas públicas para a promoção da equidade de gênero;

IX - propor momentos de formação continuada para servidoras e servidores do campus conforme demanda, por meio de articulação com outros setores;

X - apoiar as atividades propostas por servidoras e servidores e pela comunidade no que se refere às finalidades do Núcleo.

• Composição

De acordo com o seu regimento, O NPGEN será composto, para fins deliberativos e eletivos, por servidoras, servidores e por representantes das/os estudantes do campus que participam organicamente dos encontros ordinários e extraordinários do Núcleo.

A representação das/os estudantes do campus poderá ser com o número máximo de 4 discentes, dois da educação básica e dois do ensino superior, sendo que suas indicações poderão ser realizadas pelas entidades de representação discentes e/ou serem eleitos em Assembleias ou Fóruns das/dos estudantes.