Duas conquistas acadêmicas recentes estão alegrando os alunos e professores do IFMT Campus Cáceres Prof. Olegário Baldo: os primeiros lugares na XII Olimpíada Mato-grossense de Química (XII OMQ) e na 23ª Feira Internacional Ciência Jovem, em Recife (PE).
Único estudante oriundo de escola pública a alcançar a primeira colocação na Olimpíada, que contou com a participação de cerca de 12 mil alunos, Guilherme Cavalari Ladeia, do primeiro ano do curso Técnico em Informática integrado ao Ensino Médio, está entre os cinco competidores a receber a medalha de ouro. Além dele, Danielly Costa Paulino, do Campus Avançado de Pontes e Lacerda Fronteira Oeste, e Pedro Lucas Santos Lisbôa, do Campus São Vicente, conquistaram uma medalha de prata e bronze, respectivamente.
Eles receberão as condecorações durante solenidade oficial de premiação da Associação Brasileira de Química, no dia 01 de dezembro, em Cuiabá. E em 2018 participam da etapa nacional da competição.
O professor de Química e Tecnólogo em Biocombustíveis do Campus Cáceres, Emerson de Oliveira Figueiredo, explica que a competição estadual, que envolveu estudantes de escolas públicas e privadas, ocorreu em duas fases, com questões objetivas na primeira, e objetivas e dissertativas na segunda. “Foi uma disputa longa e acirrada. E a conquista das medalhas de ouro, prata e bronze por três alunos do Instituto é motivo de alegria e de confiança no trabalho que estamos realizando em todos os campi, pois mostra à sociedade que a educação pública tem sua qualidade assegurada,” comemorou o professor.
O estudante Guilherme agradeceu a oportunidade de participar da olimpíada, o incentivo e suporte recebidos e contou que os meses de dedicação que o levaram a ser campeão valeram a pena. “Essa conquista foi extremamente gratificante pra mim, já que gosto muito da matéria. Foram muitos dias tirando dúvidas com meu professor e estudando novos conteúdos. Agora estamos nos preparando para a fase nacional,” afirmou, animado.
O segundo motivo de alegria veio do grupo composto por Gabriella Queiroz, Denni Nelson, Vitor Babilônia e Ítalo Jesus, alunos do 3º ano do Curso Técnico em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio. Eles conquistaram o primeiro lugar nacional na categoria Incentivo à Pesquisa na 23ª Feira Internacional Ciência Jovem, realizada em Recife-PE, no período de 06 a 11 de novembro de 2017.
“Esse prêmio reconhecido nacional e internacionalmente, mostra a importância de incentivar nossos alunos a pesquisarem e a tomar gosto pela ciência, buscando investigar e solucionar diferentes entraves, neste caso os problemas relacionados à matriz energética e desenvolvimento sustentável. Eles competiram com os melhores trabalhos dos estados brasileiros em uma das 3 maiores feiras de ciência do país e saíram vitoriosos”, destacou o professor Emerson.
Os estudantes de Mato Grosso representarão o Brasil na MILSET Latin American Expo-Sciences, no Chile em 2018.
O trabalho “Avaliação do Potencial do óleo de linhaça para a síntese de biodiesel assistida por ondas ultrassônicas” teve como objetivo a busca de uma nova oleaginosa para a produção de biodiesel. Ele já havia sido vencedor da V Mostra de Iniciação Científica no Pantanal, realizada pelo Centro de Educação e Investigação em Ciências e Matemática da Unemat e IFMT Campus Cáceres.
Ciência Jovem é uma feira internacional de ciência realizada anualmente pelo Espaço Ciência. Por meio dela, professores e alunos têm a oportunidade de apresentar pesquisas desenvolvidas no seu cotidiano de forma lúdica e criativa, fomentando a cultura científica. A feira tem crescido a cada ano, tanto no número de trabalhos apresentados e no alcance regional do evento, quanto na qualidade das pesquisas. Muitos trabalhos utilizam o mesmo rigor científico da pesquisa madura que se desenvolve nos centros de pesquisa.