O Instituto Federal de Mato Grosso, IFMT, Campus Cáceres - Prof. Olegário Baldo abriu inscrições nesta quinta-feira (12.03) para o edital 2020 do Programa de Assistência Estudantil com a oferta de 72 bolsas de Auxílio-transporte e 23 bolsas de Auxílio-moradia para estudantes de cursos técnicos integrados ao ensino médio, curso técnico subsequente e cursos superiores, não residentes do campus. As inscrições serão realizadas até o dia 27 de março na Coordenação - Geral de Ensino (CGE).
Para auxílio-transporte são ofertadas bolsas no valor de R$ 8,00 por dia letivo, conforme calendário acadêmico da instituição referente aos meses de abril a dezembro de 2020. A bolsa corresponde ao valor integral da passagem de ida e volta executado atualmente pela empresa de ônibus que faz a linha entre os bairros e o IFMT Cáceres.
No caso do auxílio-moradia são ofertadas bolsas no valor de R$ 200,00 mensais para contribuir com as despesas com moradia de estudantes de outros municípios ou para residentes de Cáceres-MT que morem de aluguel e se encontrem em situação de vulnerabilidade econômica.
A seleção será feita por meio de critérios socioeconômicos. Estudantes com familiar renda per capta de até um salário-mínimo e meio serão atendidos prioritariamente. O critério não é restritivo podendo o programa atender também alunas e alunos em outras situações de renda, conforme disponibilidade de vagas.
As pessoas inscritas na modalidade Auxílio-moradia poderão também se inscrever na modalidade Auxílio-transporte.
O objetivo da política de assistência estudantil é minimizar os efeitos das desigualdades sociais e regionais e favorecer a permanência e êxito das e dos estudantes; diminuir a evasão e o desempenho acadêmico insatisfatório por razões socioeconômicas; viabilizar o acesso à educação pública gratuita e de qualidade e contribuir para a inclusão social pela educação.
INSCRIÇÃO
Este ano, as inscrições serão realizadas de modo presencial na Coordenação-Geral de Ensino (CGE), de segunda sexta-feira, das 8 às 16 horas, em horário ininterrupto.
Para inscrever-se, a ou o estudante deve preencher o formulário de inscrição (Anexo I), bem como o formulário socioeconômico (Anexo II) e protocolar na CGE, até as 16 horas do dia 27 de março, junto com cópias da documentação exigida no edital e apresentação da versão original dos documentos para conferência de autenticidade.
Leia o edital na íntegra: