Jovens alunos do primeiro ano dos Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio em Agropecuária e Informática do Instituto Federal de Mato Grosso, IFMT, Campus Cáceres - Prof. Olegário Baldo deram uma 'aula' de conhecimento e maturidade ao tratar da temática Sexualidade, Reprodução e Igualdade de Gêneros durante a II exposição Biologia em Foco, realizada no campus, na última semana.
Organizados em grupos, os alunos abordaram temas como a descriminalização do aborto, debates e enquetes sobre igualdade de gêneros, exposições sobre métodos contraceptivos, processos de reprodução humana alem de informações e alerta para prevenção de doenças sexualmente transmissíveis.
Estatísticas de estupros e violência contra a mulher, padrões de belezas masculina e feminina refletidos na sociedade de consumo foram alguns dos elementos que fomentaram os diálogos com os colegas e servidores que visitaram a exposição.
Em espaço lúdico e interativo, os alunos apresentaram os resultados de trabalhos desenvolvidos na disciplina de Biologia como a confecção de cubo educativo com curiosidades sobre ciclo menstrual, estruturas didáticas sobre a aparelho reprodutor masculino e feminino confeccionadas com argila, cartazes, e projeções em computadores. Entre os trabalhos na área de Informática, os alunos utilizaram conhecimento sobre desenvolvimento de sistemas para confecção de jogo eletrônico com testes (questionários) sobre sexualidade.
" O Biologia em Foco objetiva um momento de discussão de idéias onde os alunos possam apresentar de uma forma dinâmica e interativa os conteúdos aprendidos em sala. É um momento interessante do aprendizado, em que é possível avaliar os alunos considerando o currículo da disciplina, e o mais importante, a construção do seu próprio conhecimento através de associações e discussão com os chamados temas transversais", explica o coordenador do projeto, professor Mahal Massavi.
O professor destaca o papel fundamental da escola na formação crítica dos alunos e na 'eliminação de preconceitos ou ideias equivocadas'.
" Temas como sexualidade, aborto e igualdade de gêneros que constituem parte do cotidiano de nossos alunos, são apresentados e discutidos abertamente, sem os tabus clássicos. Isso permite que cada aluno reflita e expresse a sua opinião com embasamento teórico e a orientação adequada", destaca Massavi.
CLIQUE AQUI E ACESSE FOTOS DO EVENTO