Participam do curso mais de 40 servidores que atuam nos setores pedagógicos, no âmbito das Coordenações de Curso, e nas equipes Multiprofissionais dos 16 Campi e Campi Avançado do IFMT.
A Escola de Formação dos Servidores (Esfor) do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) realiza nesta terça e quarta-feira (18 e 19.04) uma capacitação com o tema “Estratégias Metodológicas Ativas: Planejamento e Execução”.
Elaborado em consonância com o Plano de Desenvolvimento de Pessoas (PDP) do IFMT, o curso tem carga horária de 40h.
A palestrante convidada, a Professora Dra. Fabiana Silva, da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), Campus Cáceres, explica que as “Metodologias Ativas” são um conjunto de estratégias que possibilitam a autonomia dos estudantes no processo de ensino-aprendizagem.
“Este método tem como objetivo colocar o estudante como protagonista, dando liberdade para que eles mesmos busquem as informações que posteriormente serão convertidas em conhecimento no processo educacional. Desta forma, o docente tem a importante função de atuar como mediador desta jornada”.
A proposta da capacitação, de acordo com a diretora da Esfor, Érica Pacheco, é ofertar aos participantes a execução de metodologias ativas e estratégias como dinâmicas que podem ser utilizadas em diversos cenários dentro e fora de sala de aula.
“O que temos percebido no âmbito dos Campi é um esforço das equipes pedagógicas em manter o estudante nos cursos nesta nova realidade pós-pandemia. Neste cenário, o professor se vê diante da necessidade de pensar em novas estratégias para despertar o interesse em sala de aula”, destacou.
Frente a esta realidade, a capacitação foi voltada para os servidores do IFMT que atuam diretamente nos setores pedagógicos, no âmbito das Coordenações de Curso, e nas equipes Multiprofissionais das unidades educacionais.
Participam do curso mais de 40 servidores dos 16 Campi e Campi Avançado do IFMT.
“Já havíamos realizado uma capacitação à distância sobre o tema com os professores e desta vez optamos por trazer ao presencial estes servidores com o intuito de promover uma experiência integral com a metodologia e transformar estes profissionais em multiplicadores do conteúdo quanto chegarem em suas unidades”, afirmou Érica.
Em fevereiro passado a capacitação foi ofertada virtualmente a cerca de 100 servidores, entre docentes e equipes multiprofissionais da instituição.
Texto: Thiago Almeida - Jornalista Campus Bela Vista
Edição: Orismeire Zanelato - Jornalista Decom - Reitoria
Fotos: Érica Pacheco e Fabiana Silva