O inovador projeto "Incremento do Nível de Maturidade Tecnológica (TRL) do programa de computador Large Raster Object Detection Library (LaRas) ao nível operacional em parceria com o setor privado", submetido pelo professor Alexandre dos Santos, do IFMT Campus Cáceres, conquistou o 3º lugar na prestigiada competição de inovação aberta do UFV Forest Insight 2024. Este evento, promovido pela Sociedade de Investigações Florestais (SIF) da Universidade Federal de Viçosa (UFV), aconteceu no último dia 11 no Cubo Itaú, em São Paulo.
A competição, que teve início no começo do mês, atraiu centenas de propostas, todas avaliadas por uma comissão de especialistas composta por representantes de 30 empresas líderes do setor florestal. As seis melhores propostas foram aceleradas e disputaram a final presencialmente entre os dias 8 e 11 de julho de 2024, destacando-se pela inovação e relevância.
"Ser avaliado por uma banca formada por representantes de empresas que respondem por metade do PIB do setor florestal brasileiro e conquistar este reconhecimento é uma prova do excepcional capital humano e intelectual do IFMT. Este resultado evidencia nossa capacidade de resolver desafios tecnológicos complexos e de transformar inovação em modelos de negócios promissores", enfatizou o professor Alexandre dos Santos, que também é docente do curso de Bacharelado em Engenharia Florestal no campus.
Este projeto exemplar é fruto dos editais de inovação da Agência de Inovação Tecnológica (AIT) da Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (PROPES) do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT), demonstrando a dedicação e o compromisso do IFMT em promover avanços tecnológicos e soluções inovadoras para o setor florestal.