Servidores e estudantes do Instituto Federal de Santa Catarina, IFSC, Câmpus Florianópolis-Continente e do Instituto Federal de Mato Grosso, IFMT, Campus Cáceres – Prof. Olegário Baldo concluíram, na última semana, a primeira edição do curso on-line de Italiano Básico.
Ofertado pelo IFMT, por meio da Pró-reitoria de Extensão, em agenda de colaboração com servidores dos institutos federais de Santa Catarina (IFSC) e do Rio de Janeiro (IFRJ) o curso reuniu formação inicial básica na língua italiana e abordagens gastronômicas com dicas da culinária, arquitetura, história, arte e cultura italiana.
Fruto de um projeto piloto, coordenado pelo professor Paolo Targioni, do IFMT Cáceres, com o objetivo de institucionalizar parcerias para atender as comunidades das três instituições, a iniciativa resultou na aprovação da oferta de uma nova turma, no próximo semestre, aberta para estudantes do IFSC, IFRJ e IFMT Cáceres, com duração de um ano de formação.
“Ofertamos nesta primeira turma 32 vagas e tivemos uma grande procura com mais de 100 inscrições. Então, já aprovamos um projeto em edital de extensão do IFMT para curso de dois semestres de duração e ofereceremos também um curso de segundo nível agora em agosto para esta primeira turma ”, conta Targioni.
Realizado em formato virtual, o curso contou com as colaborações dos professores Caio Alexandre Martini Monti, Donato Marcelo Dreher Heuser e Jucélio Kulmann de Medeiros do IFSC, Câmpus Florianópolis-Continente, e da professora de italiano, Sandra Regina Garcia Leite, coordenadora de extensão IFRJ, Campus Engenheiro Paulo de Fontin.
Durante os encontros, os professores Paolo e Sandra abordaram conhecimentos básicos na língua italiana e os docentes, Caio, Donato e Jucélio sobre a gastronomia com apresentações de receitas da culinária e vinhos característicos das regiões da Itália. Em meio a contextos históricos, geográficos e culturais, as aulas contaram com apresentações da bolsista do projeto, Nayara Grassioti Almeida, estudante do curso técnico integrado ao ensino médio em Informática do IFMT Cáceres, sobre obras de arte, escultores e artistas plásticos italianos.
“A presença foi marcante e superou nossas expectativas, considerando as dificuldades existentes na pandemia e a sobrecarga de atividades on-line. O resultado foi excelente com envolvimento dos participantes”, comemora Paolo.
Iniciativas
Entre as experiências registradas no curso, o estudante de gastronomia do IFSC, Alexsandro Sena, experimentou os conhecimentos das receitas italianas em sua atividade de produção de embutidos.
A partilha de saberes sobre a culinária e língua italiana, técnicas, combinação de sabores, harmonização de vinhos inspirou também a participante Berenice Giehl Zanetti, professora do IFSC a apresentar em seu canal do youtube ‘Panificação e Confeitaria com Profa Dra. Berenice’ receita estudada no curso: o Cantuccini italiano.