Em alusão ao Dia Internacional das Florestas e da Árvore (21.03), acadêmicos do 5º e 8º períodos do curso de Engenharia Florestal do Instituto Federal de Mato Grosso, IFMT Campus Cáceres - Prof. Olegário Baldo, realizaram nesta quinta-feira, ação de extensão com plantio de mudas de espécies arbóreas em áreas abertas e pátios da Escola Estadual Criança Cidadã - CAIC e da Escola Municipal Tancredo Neves, localizadas nos bairros Cidade Nova e Vila Nova do município de Cáceres - MT. A ação integra o projeto de extensão de Livre Iniciativa do IFMT intitulado 'Educação ambiental e arborização em escolas da rede pública de ensino', coordenado pelo professor José Renato Maurício da Rocha, mestre em Ciências Florestais e Ambientais .
Nesta etapa do projeto cerca de 100 mudas de espécies como Ipê, Cerejeira, Cedro e Aroeira foram plantadas nas escolas, bem como realizadas palestras de sensibilização sobre condição a humana de conexão com a natureza e o despertar para a conservação ambiental. A atividade contou com a contribuição voluntária de membros do Projeto Bichos do Pantanal.
De acordo com o professor José Renato, integrada a dimensão formativa da educação ambiental tanto para os acadêmicos do curso do IFMT como para as comunidades escolares da educação básica, a ação possibilita a ampliação de ambientes com a arborização e produção de sombras com o objetivo de melhorar a qualidade de vida nas escolas.
"Além do despertar para a conservação ambiental, a produção de sombras evita o estresse térmico, insolação, desidratação e melhora a qualidade de vida das pessoas, como uma medida de controle sobre altas temperaturas. O nosso propósito é intensificar ainda mais essas ações de arborização nas escolas no município", afirma o professor.