Os trabalhos dos estudantes dos cursos Técnico em Informática e Técnico em Agropecuária, Integrados do Ensino Médio, do IFMT Campus Cáceres – Prof. Olegário Baldo, se destacaram na 10a Mostra de Iniciação Científica no Pantanal, evento organizado pela instituição em parceria com a Unemat, através do Centro de Educação e Investigação em Ciências e Matemática (CEICIM).
A Mostra, realizada nos dias 10 e 11 de novembro no salão de eventos da Secretaria Municipal de Indústria, Comércio, Meio Ambiente e Turismo (SICMATUR), contou com a apresentação de 111 trabalhos de iniciação científica, desenvolvidos por 387 estudantes, orientados por 81 docentes de 19 escolas públicas e privadas da educação básica de Cáceres e região.
Cada trabalho foi desenvolvido por uma equipe de dois a quatro estudantes, orientados por um ou dois docentes da instituição de ensino dos estudantes – orientação e co-orientação. Do IFMT foram 46 equipes, 15 trabalhos na categoria Desenvolvimento Tecnológico e 31 na categoria Incentivo à Pesquisa.
Os trabalhos do IFMT conquistaram os três primeiros lugares na categoria de Desenvolvimento Tecnológico, os quatro primeiros lugares na categoria Incentivo à Pesquisa, além do trabalho escolhido pelo voto popular, totalizando oito equipes premiadas.
O primeiro colocado na categoria Incentivo à Pesquisa, foi o trabalho sobre a Avaliação da Capacidade Adsortiva da Casca do Fruto do Cumbaru, dos estudantes do Técnico em Informática, Amanda Silva Marcacinie, Caio Eduardo de Almeida Cruz, Eduardo Lima Vieira e Emilly Araújo de Oliveira Rocha, orientados pela professora Me. Ginia Brito de Lima.
Na categoria Desenvolvimento Tecnológico, o primeiro lugar ficou para o trabalho de pesquisa e desenvolvimento do Aplicativo Recicla Pantanal: diálogos com catadores de materiais recicláveis em Cáceres-MT, dos estudantes do Técnico em Informática, Elehilton de Carvalho Izel, Kevin Santos de Souza e Giovanna Amorim Silva, orientados pelos professores Dr. Silvano Carmo de Souza e Me. Marcel Jesus Dias.
A pesquisa premiada pelo voto popular foi o trabalho intitulado TEAWEB, em que o grupo desenvolveu um site com abordagem sobre o Transtorno do Espectro Autista. A equipe é composta pelos estudantes do curso Técnico em Informática, Dyogo Henrique Pereira de Miranda, Letícia Miranda Lacerda, Monique Isabelle C. De Lima e Sahmyra Duarte Sampaio, sob a orientação do professor Me. Marcelo Rocha Meira.
A participação em projetos de iniciação científica desde o primeiro ano do Ensino Médio tem sido um diferencial na formação dos estudantes, potencializando habilidades para pesquisa, desenvolvimento da escrita e apresentação de trabalhos científicos, facilitando a vida acadêmica quando ingressam na faculdade e possibilitando melhor formação para a vida.