O Instituto Federal de Mato Grosso, IFMT, Campus Cáceres-Prof. Olegário Baldo, por meio da Comissão do Projeto Pedagógico do Curso de Geoprocessamento, realiza consulta às comunidades interna e externa sobre demanda de estudantes para oferta gratuita do Curso Técnico em Geoprocessamento Subsequente, na modalidade de Ensino à Distância (EAD).
A consulta está aberta por meio de resposta ao formulário eletrônico disponível no endereço: https://forms.gle/pDwPJsENfU77ARXS6
A comissão tem como objetivo colher dados para diagnóstico sobre o perfil de estudantes com interesse pelo curso, incluindo levantamento de indicação de horários para a realização das atividades presenciais necessárias.
Entre as opções, as pessoas interessadas podem indicar " Aulas em 8 Finais de Semana por Semestre, na sexta-feira à noite, e sábado pela manhã e à tarde" ou "Aulas concentradas em 1 Semana por Semestre, de segunda à sábado, pela manhã e à tarde".
Há ainda espaço para a/o interessada/o indicar outras opções.
O curso técnico subsequente é voltado para pessoas que já concluíram o ensino médio e tem duração de 1 ano e meio (3 semestres) de formação.
O Profissional formado no Curso Técnico em Geoprocessamento estará apto a realizar as seguintes atividades:
- Executar coletas, análise e modelagem, de dados espaciais, que podem servir de apoio para as áreas de Agricultura, Florestal, Geologia, Urbanização, licenciamentos ambientais, entre outras.
- Confecção de plantas, mapas e cartas, em ambientes de Sistemas de Informações Geográficas (SIG).
- Definir consultas relacionadas aos fenômenos mapeados para geração de relatórios e mapas temáticos.
- Elaborar produtos cartográficos a partir de fotos terrestres, aéreas e imagens de satélite.
- Realizar voos com Aeronaves Remotamente Pilotadas (ARP),(Drones).
- Execução de levantamentos topográficos e geodésicos, de apoio ao Georreferenciamento de imóveis Rurais.
- Organizar e supervisionar levantamento e mapeamento de áreas.
- Execução de tarefas em ambiente CAD (Computer Aided Design).