Com profundo pesar, o Instituto Federal de Mato Grosso, IFMT Campus Cáceres – Prof. Olegário Baldo lamenta o falecimento do artista plástico Sebastião Mendes (54 anos), ocorrido nesta quinta-feira (08.10) em Cáceres, vítima de infarto.
Expoente das artes plásticas brasileira, membro da Academia Brasileira das Belas Artes, Sebastião foi parceiro e voluntário em semanas de artes e outras atividades educacionais no IFMT.
O menino cacerense manifestava-se pela arte, desde os 8 anos de idade transformando em telas as paredes de tábua da casa. A tinta era o carvão. Seus desenhos também ganhavam formas no quintal de terra. Os pincéis eram os gravetos.
Incentivado pelo educador holandês, Frei Matheus, Sebastião Mendes dedicou a vida às artes plásticas. Era, como ele definia, paixão e trabalho.
Por meio de suas telas, o artista cacerense apresentou para o mundo as cores, as belezas, o povo e a cultura pantaneira. Suas exposições de artes plásticas ganharam destaque em países como Alemanha, Austrália, Bélgica, Espanha, Finlândia, França, Portugal, Suíça e Noruega.
O IFMT Cáceres manifesta solidariedade à família e amigos e a todo o povo cacerense pela perda precoce deste filho que eternizou, por meio da arte, o amor à sua terra e à sua gente.
Foto: arquivo pessoal – Sebastião Mendes: Coleção para a exposição Sidney/ Austrália ( 2018)