O Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) lançou nesta quinta-feira (20) o curso online e gratuito “Metodologia Solo Vivo: Da Coleta de Amostras à Análise de Solo", voltado para a comunidade interna e externa do IFMT, sem pré-requisitos para participação. Com carga horária de 8 horas, o curso aborda a metodologia completa do Projeto Solo Vivo, desde a coleta de amostras de solo em campo até a análise laboratorial, a interpretação dos resultados e o uso do inovador software SolIF (desenvolvido pelo IFMT).
Para acessar o curso, basta o interessado entrar na plataforma MOOC do IFMT (https://mooc.ifmt.edu.br/). Com formato simplificado, o conteúdo possui videoaulas, materiais textuais, links e questionários avaliativos com correção automática, sem necessidade de tutoria. Ao final, o IFMT emite um certificado online para o participante.
O coordenador-geral do Projeto Solo Vivo, o professor Dr. Marcos de Oliveira Valin, destaca que a capacitação é voltada principalmente para estudantes e profissionais de Agronomia, Ciências Agrárias, Ciências da Computação (voltadas ao agro), técnicos agrícolas de faculdades públicas e privadas. E tem o objetivo de refletir o compromisso do IFMT com a inovação na Educação Profissional e Tecnológica. “O Projeto Solo Vivo demonstra o compromisso do IFMT com a indissociabilidade entre Extensão, Pesquisa e Ensino. Estamos orgulhosos de ver a Extensão como ponto de partida, gerando demandas para a Pesquisa aplicada e, agora, consolidando o conhecimento em um curso MOOC de alta qualidade, que será oferecido a bolsistas e parceiros”, disse Valin.
>>> ACESSE O CURSO AQUI <<<
Sobre o curso:
Formato: MOOC (Massive Open Online Course) – 100% online, gratuito e acessível.
Conteúdo: Aborda a metodologia do Projeto Solo Vivo, desde a coleta de amostras até a análise laboratorial e a utilização do software SolIF, desenvolvido pelo IFMT.
Público-Alvo: Bolsistas e colaboradores do Projeto Solo Vivo (curso obrigatório), estudantes e profissionais de Agronomia, Ciências Agrárias, Ciências da Computação (voltadas ao agro), técnicos agrícolas, agricultores familiares, extensionistas rurais e demais interessados.
Carga Horária: 8 horas.
Idioma: Português.
Nível: Básico.
Certificação: Emitida pelo IFMT.
Metodologia: Videoaulas, materiais textuais, links e questionários avaliativos com correção automática, sem necessidade de tutoria.
Rafaela Souza - Jornalista - Decom