Dois novos módulos do curso de Gestores para Educação Profissional e Tecnológica foram ministrados, nesta terça-feira (18), aos participantes da formação.
Conduzidos pela facilitadora em liderança, Sônia Regina, os módulos Liderança e Desenvolvimento de equipes na gestão pública tiveram aprovação dos diretores-gerais.
A diretora do Campus Pontes e Lacerda – Fronteira Oeste, Vanderluce Machado Oliveira considerou o treinamento importante para instrumentalizar o grupo para a organização e gestão do tempo.
“Nós, gestores, temos um tempo muito corrido. Então saber direcionar um momento para cada atividade faz ganhar tempo. O planejamento para nós, gestores, é muito importante e essa instrumentalização vai nos auxiliar no dia a dia nessa gestão. Compartilhar esse aprendizado é uma forma de aprender ainda mais e memorizar essas questões faz parte do aprendizado e também de uma atitude solidária”.
Vanderluce destacou uma dinâmica realizada, na qual os gestores precisaram organizar e conduzir uma reunião com a equipe. “O momento que mais me marcou foi quando fomos colocados nessa situação prática enquanto dirigentes de campus, de organizar uma reunião com o nosso staff ali, com o tempo determinado para iniciar e terminar. E foi uma reunião muito produtiva,” avaliou.
A diretora do Campus Barra do Garças, Renata Ferreira Lopes apontou como aprendizado principal do módulo a visão estratégica do planejamento, que pode trazer frutos a médio e longo prazos para o campus.
“Tivemos uma visão mais estratégica do planejamento necessário aos gestores, sobretudo voltado à educação profissional e tecnológica para voltar com mais foco nas atividades diárias. A curto prazo esse módulo vai repercutir especialmente na gestão nas chefias imediatas, na equipe que faz parte da gestão do campus. A médio prazo essa possibilidade de fazer o planejamento estratégico, de trabalhar com os gestores refletirá na organização do ensino e administração do campus.”
Formação de Gestores EPT
O curso está organizado em torno do estudo e análise dos temas da administração pública e dos problemas de definição e implementação de políticas públicas, visando a inovação tecnológica e pedagógica, empreendedorismo, gestão escolar e internacionalização.
Os módulos da capacitação de 200 horas abordam temas como: Liderança na Gestão Pública, Diretrizes da EPT, Captação de Recursos e Financiamento, Planejamento Orçamentário e Financeiro, Gestão da Comunicação, Empreendedorismo e Inovação no Brasil e Europa (Portugal), Inglês Básico para Gestores (Noruega), Relações Internacionais e EPT, Desenvolvimento de Equipes na Gestão Pública, Projeto de Intervenção - Proposta de Inovação Aplicada e Implementada à Gestão Pública Educacional.