Como agenda de educação ambiental e formação para cidadania, o Instituto Federal de Mato Grosso, IFMT, Campus Cáceres – Prof. Olegário Baldo realizou na noite da última sexta-feira (16.12), a cerimônia de certificação do Curso de Formação Inicial e Continuada (FIC) Monitor Ambiental do Projeto Lobo Guará.
Realizado em cooperação técnica com a Polícia Militar do Estado de Mato Grosso e Rotary Clube de Cáceres, o curso atendeu adolescentes e jovens estudantes da educação básica e superior de Cáceres e outros municípios da Região Oeste.
“A experiência que eu tive aqui fará muita mudança na minha vida. No nível pessoal, o curso forma a pessoa que saiba viver em sociedade, que saiba falar, se expressar e saiba defender aquilo que acredita e principalmente, defender o meio ambiente e o bem comum. Adquiri muitos conhecimentos e agora quero me formar Engenheiro Florestal e ambientalista”, afirma o monitor ambiental, André Natan dos Santos Arteaga.
Criado em junho de 2012, o projeto Lobo Guará tem um histórico de formação teórico-prática de jovens e adolescentes com agenda de educação ambiental na região Oeste. Idealizado pelo o Sargento Reformado da Polícia Militar de Mato Grosso, Francisco Silva de Oliveira, o projeto proporcionou a comunidade intervenções de conservação ambiental e educação para a cidadania com a formação de seis turmas de estudantes.
A formalidade da parceria com o IFMT foi marcada em 2019 a partir da aprovação do projeto pedagógico do curso FIC em Monitor Ambiental e assinatura de termo de cooperação técnica entre as instituiçōes em 2020. Coordenadas no âmbito pedagógico pelo professor Reginaldo Antônio Medeiros e administrativo, pelo servidor Carlos Alberto dos Santos, as atividades pedagógicas do curso estavam previstas para 2020, mas o calendário foi suspenso devido a pandemia da Covid-19. Neste período, o projeto manteve o trabalho formativo com uma série de atividades e eventos on-line e retomou a agenda de forma presencial no IFMT, em 2022.
“Passamos anos difíceis com a pandemia e, hoje, finalmente posso dizer que sou uma monitora ambiental. Estou muito honrada. É um projeto que eu realmente amo. Ampliou muito minha mente para várias áreas ambientais, áreas que eu nem imaginava que a gente pudesse olhar com aqueles olhos”, comemora a monitora ambiental, Raquel Costa Monteiro.
Semente plantada
Em confraternização com a família, docentes e coordenadores do projeto, as monitoras e monitores ambientais fizeram projeção para o futuro como multiplicadores da agenda de conversação do planeta:Casa-comum de todos os seres.
“Para o Futuro pretendo me especializar em algumas coisas, procurar entender melhor o meio ambiente porque uma sementinha já foi plantada e agora eu tenho que começar a cuidar dela para ter um melhor conhecimento”, conta Raquel.
Certificação
Presidida pelo diretor substituto do IFMT Cáceres, o servidor Ronilson Farias Majjione Balbuena, a cerimônia de certificação contou com as presenças na mesa de autoridades, da diretora de ensino do campus, professora Inês Deliberaes Montecchi; o coordenador pedagógico do curso, professor Reginaldo Medeiros, coordenador administrativo, Carlos Alberto Santos; Idealizador do Projeto Lobo Guará, sargento Francisco Silva de Oliveira e do representante do Rotary Club Cáceres, sargento da PMMT Ailton Aparecido Moreira.
Também prestigiaram a cerimônia os professores colaboradores do curso, os docentes da Universidade do Estado de Mato Grosso, Breno Vitorino e Angélica Vilas Boas, e os docentes do IFMT Cáceres Iris Gomes Viana e Silvano Carmo de Souza.
A primeira turma de monitores ambientais formados pelo IFMT Cáceres é composta pelos estudantes Alison Neves da Cruz; Ana Julia Oliveira Ventura; André Natan dos Santos Arteaga; Daiana Ferreira Dias; Felipe da Silva Ferreira; Felipe Gil Fernandes do Prado; Giovanna Victória Costa da Silva; Guilherme Eugenio Fernandes; Kauê Costa Cardoso; Lucielen Camila Ribeiro da Silva; Maria Eduarda dos Santos Silva Carvalho; Mirielle Ferreira de Oliveira; Natália Medina Marçal de Souza; Pedro Souza Silva Martins; Raquel Costa Monteiro e Vitória da Silva Santana