Com transmissão pela internet, o evento é gratuito e aberto a todas as pessoas interessadas
Em referência ao Dia Nacional do Adolescente (21.09), a Universidade Federal de São Paulo, Unifesp, por meio do Programa de Pós-graduação em Educação e Saúde na Infância e Adolescência, em parceria com o Departamento Científico de Adolescência da Sociedade de Pediatria de São Paulo (SPSP), Grupo de Pesquisa Politicas Públicas e Gestão em Saúde da Universidade Federal da Fronteira Sul, UFFS, Campus Chapecó e o Instituto Federal de Mato Grosso, IFMT Campus Cáceres – Prof. Olegário Baldo, realiza nesta segunda-feira (21.09.2020), às 18h30, horário de MT, encontro virtual com o tema ‘Dia Nacional do Adolescente: Qual a sua importância?’
A programação tem como moderadora a doutora Maria Sylvia de Souza Vitalle, professora do Setor de Medicina do Adolescente da Unifesp e tratará contribuições da médica do adolescente da SPSP, Carolina Maria Soares Crescíulo e do professor do IFMT Cáceres, educador físico, doutor Roberval Emerson Pizano.
O encontro é aberto a todas as pessoas interessadas. Para participar basta acessar a sala de transmissão on-line no endereço: https://uffs.webex.com/meet/jeane.souza
Confira abaixo as abordagens e informações sobre formação e atuação dos palestrantes:
Abordagem: “A importância do Dia Nacional do Adolescente ”
Moderadora: Maria Sylvia de Souza Vitalle
Graduada em Medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade de Mogi das Cruzes, Residência Médica em Pediatria na Cruz Vermelha Brasileira, Residência Médica em Pediatria no Hospital Universitário da Universidade de São Paulo, USP. Mestre em Pediatria pela Escola Paulista de Medicina (EPM) /Universidade Federal de São Paulo - Unifesp , Doutora em Medicina pela EPM/Unifesp (2001). Membro do Departamento de Adolescência da Sociedade de Pediatria de São Paulo/SPSP desde 1991. Chefe do Setor de Medicina do Adolescente/Unifesp desde 2007. Professora do Departamento de Pediatria da Escola Paulista de Medicina, Unifesp. Professora Permanente do Programa de Pós Graduação Educação e Saúde na Infância e Adolescência, Departamento de Educação, Unifesp e Orientadora (Mestrado e Doutorado) deste Programa nas linhas Inclusão Social e Vulnerabilidades e Desenvolvimento Humano e Saúde. Professora Permanente do Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva, Unifesp. Membro da International Association for Adolescent Health IAAH (desde 2012). Membro da Confederación de Adolescencia y Juventud de Iberoamerica y el Caribe - CODAJIC (desde 2013) Membro do Conselho Executivo de CODAJIC no triênio 2020-2023. Líder do Grupo de Pesquisa: Atenção Integral e Interdisciplinar ao Adolescente. Tem experiência na área de Medicina do Adolescente, atuando principalmente nos temas: saúde do adolescente, adolescência, comportamento do adolescente, nutrição e alimentação, crescimento e desenvolvimento, sexualidades, violências, vulnerabilidades, ensino e educação.
Abordagem: “Vamos pensar sobre as sexualidades nesta data?”
Palestrante: Carolina Maria Soares Crescíulo
Graduada em Medicina pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP. Residência médica em Pediatria pela Santa Casa de Misericórdia de São Paulo, SCM/SP. Especialista em Adolescência – Hebiatria com Residência Médica na SCM/SP. Atua na cidade de Sorocaba- SP. Coordena no SUS o Ambulatório de Adolescência na cidade de Votorantim - SP. Lidera Projetos em Escolas públicas e particulares com adolescentes em Medicina Preventiva. Membro do Departamento de Adolescentes da Sociedade de Pediatria de São Paulo - SPSP. Emergencista pediátrica no Hospital UNIMED Sorocaba.
Abordagem: “A importância da atividade física na adolescência”
Palestrante: Roberval Emerson Pizano
Graduado em Educação Física pela Escola Superior de Educação Física de Avaré. Especialista em Saúde Pública pela Universidade Estadual Paulista, “Júlio de Mesquita Filho”, Unesp-Botucatu e em Educação Profissionalizante de Jovens e Adultos, pelo IFMT. Mestre em Ciências do Movimento Humano, na linha atividade física e saúde pela Universidade Cruzeiro do Sul - SP. Professor efetivo do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso, IFMT, Campus Cáceres desde 2010. Realizou doutoramento pelo Programa de Educação e Saúde de Crianças e Adolescentes pela Universidade Federal de São Paulo, Unifesp. Desenvolve estudos sobre a prática de atividade física e comportamentos na adolescência.