Foto: Divulgação/evento
Um projeto de inovação agrícola desenvolvido pelo Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) Cáceres – Olegário Baldo foi duplamente premiado nesta quarta-feira (05) em Brasília. O projeto LaRas, uma plataforma em nuvem para o monitoramento de precisão de formigas cortadeiras com a utilização de inteligência artificial em drone, conquistou o primeiro lugar na categoria Ciências Agrárias do Prêmio AgroInova e foi escolhido como Destaque da categoria, a partir da votação dos participantes do evento.
Esta edição dos Prêmios de Inovação foi organizada em parceria pela Confederação Nacional da Tecnologia da Informação e Comunicação (ConTIC) e o Conselho Nacional Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) com realização da Associação Brasileira de Telecomunicações (Telebrasil). Além do setor agrícola, foram premiados projetos nas áreas de saúde (Prêmio SaúdeInova) e iniciativas governamentais (Prêmio Gov.Inova).
Coordenador do projeto, o professor Alexandre dos Santos contou que a iniciativa exitosa, viabilizada por meio de edital institucional de pesquisa e inovação, contou com a participação dos estudantes do curso técnico em Informática, Sara Libardi Ribeiro e Eduardo Augusto Toro Machado e Rita de Cássia Sonaque de Oliveira, aluna de Engenharia Florestal.
“O secretário da SETEC [Secretaria de Inovação Tecnológica do Ministério da Educação] elogiou projetos que têm como tema agricultura de precisão e as TICs [Tecnologias de Informação e Comunicação] e como a gente usa telecomunicações, o drone conversa com redes, eles viram mérito na nossa proposta para solucionar um problema no campo,” comemorou o docente.
Notícia relacionada: Projeto do IFMT de monitoramento de precisão é finalista do Prêmio AgroInova