O segundo Dia de Campo da Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (iLPF) e Agricultura de Baixa Emissão de Carbono no Bioma Pantanal Matogrossense, realizado na última sexta feira(04.12) no IFMT Campus Cáceres reuniu cerca de 200 participantes. O evento destinado a estudantes, pesquisadores, agricultores, pecuaristas, silvicultores e outros profissionais ligados aos setores da agropecuária e florestal é uma realização conjunta entre IFMT Cáceres, a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, Embrapa e parceiros.
O objetivo foi apresentar o uso da tecnologia iLPF para recuperação de pastagens em áreas antropizadas no bioma pantanal mato-grossense.
A abertura contou com a participação e boas vindas do diretor-geral do IFMT Cáceres, Milson Evaldo Serafim, do representante da Embrapa, pesquisador Flávio Wruck, da Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado de Mato Grosso, o Superintendente de Desenvolvimento Florestal José Juarez e do Banco do Brasil, José Walmor.
A atividade foi organizada em quatro espaços denominados estações técnicas instaladas em pontos estratégicos do Campus com abordagens sobre a tecnologia iLPF.
Na Estação central, o analista do Centro das Indústrias Produtoras e Exportadoras de Madeira do Estado de Mato Grosso (Cipem), Felliphe Costal explanou sobre os objetivos da instituição e reproduziu vídeo sobre manejo florestal. Em seguida, o pesquisador da Embrapa Flávio Wruck e o professor do IFMT Arthur Chaves apresentaram o histórico, características e perspectivas das espécies florestais implantadas na Unidade de Referência Tecnológica (URT) em iLPF do IFMT.
Após a explanação os participantes foram divididos em grupos para percorrerem o circuito das estações de campo instaladas dentro da URT.
O Cenário atual do setor de florestas plantadas foi abordado na Estação de Componente Florestal pelo presidente da Associação de Reflorestadores de Mato Grosso (Arefloresta), Fausto Takizawa. No espaço, os participantes puderam conhecer o Programa de Desenvolvimento Florestal Sustentável para Mato Grosso (PDFS), apresentado pelo superintendente da Sedec, José Juarez e pelo representante do Banco do Brasil, José Walmor.
Ainda no circuito das estações, a temática Manejo de Pastagem e Ambiência Animal foi explanada pelos professores do IFMT Cáceres, Carlos Donizeti e Roney de Arruda. Nesta estação, os participantes conheceram os novos lançamentos das forrageiras produzidas pela Embrapa apresentado pelo gerente do escritório de Rondonópolis da Embrapa Produtos e Mercado, Valter Peters.
Fechando o circuito das estações, o professor do IFMT Cáceres, Juberto Babilônia abordou o potencial de solos do Pantanal para implantação de Sistemas de ILPF e o professor Felipe Vieira Neto apresentou como se dá o manejo de poda no componente florestal da ILPF. Os participantes puderam acompanhar também o demonstrativo do manejo de poda na URT realizado pelo acadêmico de Engenharia Florestal Valteir Siani.
O evento teve a coordenação técnica dos professores do IFMT Cáceres Abdala Untar e Arthur Chaves e dos pesquisadores da Embrapa Flávio Wruck e Hélio Tonini. Entre os parceiros, o 2º dia de campo tem o apoio da Rede Nacional de Fomento à ILPF, grupo formado pela Cocamar, Dow Agrosciences, John Deere, Parker Schaeffler, Syngenta.
A integração de lavoura-pecuária-floresta é um dos pilares do programa de metas criado pelo Governo Federal para adoção de tecnologias de baixa emissão de carbono no campo, por meio do Plano ABC (Agricultura de Baixa Emissão de Carbono).
Confira Galeria de Imagens - Fotos: Fulvianny Cristina