1ª Oficina de Práticas e Controle de Queimadas é realizada no IFMT Campus Cáceres - Prof. Olegário Baldo

Publicado por: Campus Cáceres / 2 de Julho de 2018 às 15:38

Durante a manhã desta terça-feira, 26 de junho, foi realizada a 1ª Oficina de Práticas e Controle de Queimadas promovida pela turma do 6º Semestre do curso de Engenharia Florestal, como parte integrante da disciplina de Proteção Florestal, ministrada pelo Prof. Dr. Alexandre dos Santos.

O evento foi realizado com o apoio da Coordenação do curso de Engenharia Florestal, Prof. Dr. Reginaldo Medeiros e contou com a participação do Diretor Geral, Prof. Salmo César da Silva, do Coordenador de Produção, Prof. Dr. Luciano Recart Romano, da Eng. Florestal Dra. Isabel C. Lima Santos e dos estudantes do curso de Engenharia Florestal, além de contar com o suporte logístico dos servidores André Gustavo Franco Parreira e Wanderlei Barboza.

A 1ª Oficina de Práticas e Controle de Queimadas foi realizada com a finalidade de desenvolver as habilidades técnicas adquiridas na disciplina no decorrer do semestre. Para o responsável pela disciplina de Proteção Florestal, Prof. Dr. Alexandre dos Santos, a oficina foi de fundamental importância para a troca de experiências entre os participantes e avaliar o aprendizado. “A oficina é importante para que os discentes da disciplina possam se tornar multiplicadores dos conhecimentos adquiridos no curso e vivenciem as várias habilidades desenvolvidas por um Engenheiro Florestal na prática”, comenta.

É o que confirma a aluna Natália Cardoso Procópio. “Essa experiência de aprender fazendo foi enriquecedora para a minha formação e dos demais colegas. Nos sentimos valorizados por participar da organização deste evento”, analisa e confirma que será uma multiplicadora do que foi aprendido na oficina.

Na 1ª Oficina de Práticas e Controle de Queimadas foram abordados os temas: projeto de uma casa de ferramentas para a Brigada de Incêndios, ferramentas e materiais essenciais para o controle do fogo, EPI’s necessários aos brigadistas e técnicas práticas de controle e combate aos incêndios.

Para o Coordenador do Curso de Engenharia Florestal, Prof. Dr. Reginaldo Medeiros, toda iniciativa como esta terá o apoio da coordenação, pois segundo o mesmo, “O evento é importante para o reconhecimento e divulgação do curso de Engenharia Florestal para a comunidade”, e destaca a importância do tema no Estado de Mato Grosso, parabenizando a iniciativa dos alunos do 6º semestre do curso de Engenharia Florestal.

Esta ação mostra o pioneirismo da equipe, que objetiva a partir deste evento estabelecer a Brigada de Incêndios no Campus Cáceres, a 1ª do IFMT.