Abertura do Encontro de Egressos de 1993 de Técnico em Agropecuária da EAFC/IFMT foi marcada por emoção e homenagens

Publicado por: Campus Cáceres / 14 de Julho de 2023 às 15:48

Formandos da Turma de 1993 do curso Técnico em Agropecuária da Escola Agrotécnica Federal de Cáceres (EAFC), hoje, Instituto Federal de Mato Grosso, IFMT, Campus Cáceres – Prof. Olegário Baldo realizam encontro de egressos nestes dias 14 e 15 de julho.

A celebração dos 30 anos de formatura da 12ª turma da EAFC ‘Turma: Profa. Fidelmaria Douradinho dos Reis, teve início na manhã desta sexta-feira, no auditório do IFMT Cáceres e foi marcada por reencontros, depoimentos, memórias e homenagens. Com o tema ‘30 anos: para continuar a história’, o encontro reúne formandos e familiares e homenageia os servidores que atuavam na instituição em 1993.

Na abertura do encontro, a madrinha da turma professora Fidelmaria falou, emocionada, em nome de todos os convidados, manifestou gratidão à turma e homenageou cada um dos egressos com lembranças e abraços.

“Neste momento pudemos resgatar os laços que formaram a história de cada um. A história dos anos vividos, unidos, entre sonhos, abraços, lágrimas e risadas. Seria maravilhoso encontrar a todos que no idos de 1990 se faziam presentes e que também contribuíram para o crescimento desta instituição de ensino”, afirmou professora Fidelmaria prestando homenagens in memoriam ao ex-diretor do IFMT Cáceres, Prof. Olegário Baldo, à professora Vera Lygia Monforte Baldo e ao servidor Antonio de Pinho.

Entre as pessoas homenageadas presentes no evento estão as professoras das turmas de 1993, Fidelmaria dos Reis, Mardelides Lima, Marlene Souza, Salete Carvalho, Samira Bisinoto, e os professores Gilmar Marostega, Josimar de Sousa e Pedro Zaina, e servidores técnicos administrativos, Alcebíades Alves, Clarindo Silva, Cândida Martins, Catarina Souza, Mamédia Deluque e Veronice Souza. A turma também homenageou, in memoriam o professor Victor Manuel Aleixo. A homenagem ao professor Victor foi entregue a sua esposa Maria Lúcia e aos filhos Raoni e Mariane.

A agenda dos egressos se estenderá até o sábado (15.07) em espaços festivos e de confraternização.

Egressos e servidores aposentados que residem em diferentes municípios de Mato Grosso e em outros estados brasileiros vieram à Cáceres para participar da confraternização. Um deles é Gilceu Garbin que viajou com a família de carro do Paraná para participar do encontro.

“Tá valendo cada quilômetro rodado, coração está na garganta, mas vocês merecem essa homenagem. Nesta escola a gente dormia, estudava, se alimentava. Também brigávamos e chorávamos. Passamos três anos aqui dentro, com certeza muito importantes. Vamos aproveitar muito este encontro, nós merecemos”, afirmou Gilceu.

A cerimonia de abertura do encontro no IFMT foi presidida pelo diretor de Ensino do Campus Cáceres – Prof. Olegário Baldo, professor Anderson Ritela e contou com os depoimentos de egressos como o do professor do IFMT, Reginaldo Antonio Medeiros, um dos organizadores do evento,  e do engenheiro agrônomo, executivo da BASF, Nilson Dias Caldas. Em momentos de emoção e de alegria, os egressos ressaltaram a importância da instituição nas suas vidas e como a formação em Técnico em Agropecuária abriu portas e possibilitou caminhadas de sucesso profissional e realizações pessoais.

A solenidade contou ainda com entrega de placas para servidores e egressos e com um momento religioso conduzido pelo padre Jair Fante. O momento foi marcado por histórias, mensagens, cânticos e memórias. O padre Jair celebrou há 30 anos a missa de formatura da turma.