Biologia em Foco: Exposição no IFMT Cáceres aborda Reprodução, Sexualidade e Igualdade de Gêneros

Publicado por: Campus Cáceres / 26 de Abril de 2016 às 10:18

Jovens alunos do primeiro ano dos Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio em Agropecuária e Informática do Instituto Federal de Mato Grosso, IFMT, Campus Cáceres - Prof. Olegário Baldo deram uma 'aula' de conhecimento e maturidade ao tratar da temática Sexualidade, Reprodução e  Igualdade de Gêneros  durante a II exposição Biologia em Foco, realizada no campus, na última semana.

Organizados em grupos, os alunos abordaram temas como a descriminalização do aborto, debates e enquetes sobre igualdade de gêneros, exposições sobre métodos contraceptivos, processos de reprodução humana alem de informações e alerta para prevenção de doenças  sexualmente transmissíveis.

Estatísticas de estupros e violência contra a mulher, padrões de belezas masculina e feminina refletidos na sociedade de consumo foram alguns dos elementos que fomentaram os diálogos com os colegas e servidores que visitaram a exposição.

Em espaço lúdico e interativo, os alunos apresentaram os resultados de trabalhos desenvolvidos na disciplina de Biologia como a confecção de  cubo  educativo com  curiosidades sobre ciclo menstrual, estruturas didáticas sobre a aparelho reprodutor masculino e feminino confeccionadas com argila, cartazes, e projeções em computadores. Entre os trabalhos na área de Informática,  os alunos utilizaram conhecimento sobre desenvolvimento de sistemas para confecção de jogo eletrônico com testes (questionários) sobre sexualidade.

" O Biologia em Foco objetiva um momento de discussão de idéias onde os alunos possam apresentar de uma forma dinâmica e interativa os conteúdos aprendidos em sala. É um momento interessante do aprendizado, em que é possível avaliar os alunos considerando o currículo da disciplina, e o mais importante, a construção do seu próprio conhecimento através de associações e discussão com os chamados temas transversais", explica o coordenador do projeto, professor Mahal Massavi.

O professor destaca o papel fundamental da escola na formação crítica dos alunos e na 'eliminação de preconceitos ou ideias equivocadas'.

" Temas como sexualidade, aborto e igualdade de gêneros que constituem parte do cotidiano de nossos alunos, são apresentados e discutidos abertamente, sem os tabus clássicos. Isso permite que cada aluno reflita e expresse a sua opinião com embasamento teórico e a orientação adequada", destaca Massavi.

CLIQUE AQUI E ACESSE FOTOS DO EVENTO