início do conteúdo

Campus Cáceres apresenta mais de 60 trabalhos científicos no WorkIF 2023

Publicado por: Campus Cáceres / 19 de Outubro de 2023 às 13:29

Resultados de mais de 60 trabalhos de  pesquisa, extensão e experiências de ensino e inovação tecnológica desenvolvidas por servidoras, servidores e estudantes do Instituto Federal de Mato Grosso Campus Cáceres - Prof. Olegário Baldo serão apresentados no VIII Workshop de Ensino, Pesquisa, Extensão e Inovação do IFMT - Workif 2023. 

Com o tema  “Inovação Tecnológica e Empreendedorismo para o Desenvolvimento do Estado de Mato Grosso", o evento será realizado no Centro de Eventos do Pantanal, em Cuiabá, nos dias 25 a 27 de outubro de 2023 e reunirá participantes dos 19 campi do IFMT e das comunidades externas. 

O Campus Cáceres do IFMT estará representado no Workif 2023 pelas mais de 200 pessoas inscritas no evento entre estudantes e servidoras e servidores docentes e do segmento técnico administrativo.

Segundo levantamento realizado pelo coordenador de pesquisa e inovação do IFMT Cáceres, Fausto Miguel da Luz Netto, entre os 66 trabalhos do campus, estão produções em áreas como Ciências Agrárias, Ciências Biológicas, Ciências da Saúde, Ciências Exatas e da Terra, Ciências Humanas, Ciências Sociais Aplicadas, Engenharias, Linguística, Letras e Artes. Os trabalhos serão apresentados em comunicação oral e em formato de pôster científico digital, e-pôster. 

Evento híbrido: IFMT e comunidades

Com mais 750 trabalhos aprovados nas diversas áreas do conhecimento, a edição 2023 do Workif, além de socializar os trabalhos do IFMT, foi aberta à divulgação de produções de estudantes e profissionais de outras instituições. 

De acordo com um dos coordenadores do Workif,  o diretor de pesquisa e pós-graduação do IFMT,  professor Erineudo de Lima Canuto, até a manhã desta quinta-feira (19.10), o evento  já contava com mais de 3.600 pessoas inscritas. A estimativa é que o evento mobilize cerca de 6 mil pessoas.

"Essa edição 2023, que retorna de forma presencial, tem apresentado resultados muito significativos, como o número maior de trabalhos submetidos e aprovados. Na última edição, neste formato presencial e aberto à comunidade realizada  em 2018, tivemos 429 trabalhos submetidos e agora  são 752 trabalhos submetidos e aprovados. É um marco importante", destaca Erineudo.

As atividades serão presenciais, com  transmissões das palestras e mesas-redondas realizadas no Auditório "Árvores", pelo canal oficial do IFMT no Youtube.

Além da intensa programação com palestra e mesas-redondas com participações de especialistas brasileiros no campo da educação tecnológica, inovação e empreendedorismo, o Workif 2023 envolve ainda cinco eventos paralelos. 

Entre os eventos, a instituição realiza a Mostra de Arte do IFMT, Marte, 2023, o VI Fórum da Pós-Graduação com o tema "pesquisa e inovação tecnológica como pilares da pós-graduação", o V Seminário de Licenciaturas do IFMT (V Semilic), o Fórum de Educação Empreendedora e o Encontro de Incubadoras, além de outros encontros setoriais com áreas estratégicas do IFMT. 

"Apresentamos uma grande diversidade de eventos paralelos expressivos neste Workif. O objetivo é otimizar o encontro com os servidores e as comunidades para a maior visibilidade e divulgação das nossas ações de ensino, pesquisa e extensão em nível de ensino médio, graduação e pós-graduação, o que é fundamental neste momento de integração. Estarão no mesmo ambiente, discussões atualizadas com palestrantes de renomes sobre a educação,  pesquisa,  ensino, extensão e inovação nos mais diferentes níveis de formação ofertados pelo IFMT", afirma professor Erineudo. 

IFMTexto: nossas letras 

A programação conta também com o IFMTexto, espaço de lançamento e apresentação de obras de autoria de servidoras e servidores do IFMT. Durante o evento, serão lançadas mais de 20 obras organizadas nas áreas técnica, de ensino e de linguagens. 

Do IFMT Cáceres, os professores Reginaldo Antonio Medeiros e Marcos Aparecido Pereira apresentarão, respectivamente,  livros das áreas técnica e literária. 

Reginaldo que é doutor em Ciências Florestais apresentará três livros com os títulos  "Teca do Plantio à Colheita" (Editora UFV, 2022), "Planejamento de experimentos com espécies florestais" (Editora UFV, 2022), e a obra 'Teca (Tectona grandis L. f.) no Brasil' realizada em conjunto com pesquisadores de 18 instituições brasileiras, publicada este ano de 2023 pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, Embrapa.  Esta última obra também está em formato digital disponível no endereço https://www.embrapa.br/busca-de-publicacoes/-/publicacao/1154566/teca-tectona-grandis-l-f-no-brasil

Neste espaço do IFMTexto, o professor do Campus Cáceres, Marcos Aparecido Pereira, doutor em estudos literários,  lançará a obra "Quando dois mundos se encontram: reflexões sobre Primeiras Estórias, de Guimarães Rosa" ( editora Alta Performance). O autor apresentará também a coletânea de Contos "Aula de Literatura", lançada no primeiro semestre deste ano pela editora Carlini e Caniato.

Outros pesquisadores do campus como o professor Silvano Carmo de Souza, doutor em Ciências Ambientais e o professor Milson Evaldo Serafim, doutor em Ciência do Solo, terão trabalhos publicados em obras coletivas. 

Programação completa e inscrições gratuitas  no site do VII Workif IFMT

início do rodapé

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso - Campus Cáceres - Prof. Olegário Baldo

Avenida Europa, nº 3000, Vila Real/Distrito Industrial - CEP: 78201-382

Telefone: (65) 3221-2600

Cáceres/MT