IFMT Cáceres oferta vagas para ensino superior em seletivos por meio de notas do Ensino Médio e do ENEM

Publicado por: Campus Cáceres / 4 de Outubro de 2021 às 10:57

O Instituto Federal de Mato Grosso, IFMT, Campus Cáceres - Prof. Olegário Baldo está com inscrições abertas para seletivos de ingresso em 2022/1 nos cursos superiores de Bacharelado em Engenharia Florestal e Licenciatura em Química.  Os cursos são gratuitos e ofertados na modalidade presencial.

Nesta edição não haverá provas e vestibulares e a instituição oferta duas formas de seleção: por meio do histórico escolar do ensino médio, com notas dos 1º e 2º anos do ensino médio, e por meio de notas do Exame Nacional do Ensino Médio, ENEM.

As pessoas interessadas podem inscrever-se nos dois seletivos, conforme as normas previstas nos editais 73/2021(seletivo por notas do Ensino Médio) e 68/2021 ( seletivo por notas do ENEM).

O curso de bacharelado em Engenharia Florestal é ofertado em período integral diurno com duração mínima de 5 anos. A instituição prepara profissionais da Engenharia Florestal para analisar e estudar a dinâmica das florestas e seus ecossistemas.

O curso de Licenciatura em Química do IFMT Cáceres é o único da Região Oeste de Mato Grosso na modalidade presencial e atende demandas de todo o estado por formação de profissionais na área. Com duração mínima de 4 anos de formação (8 semestres),  o curso é ofertado no período noturno.

Seleção por notas do ensino médio

As inscrições no seletivo para ingresso nos cursos superiores do IFMT por meio de notas do Ensino Médio estão abertas até o dia 20 de outubro, exclusivamente pela internet pelo link: https://selecao.ifmt.edu.br/concurso.aspx?cod_concurso=6027 . São ofertadas 12 vagas para cada curso, de Engenharia Florestal e Licenciatura em Química .

A candidata ou candidato deve digitalizar o histórico escolar do ensino médio ou documento oficial equivalente em um único arquivo, em formato PDF, e anexar o arquivo no ato da inscrição.

Neste seletivo é cobrada taxa de inscrição no valor de R$ 80,00, mas o IFMT oferece o benefício de isenção da taxa de inscrição para candidatas e candidatos com renda bruta familiar per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio, que tenham cursado todo o ensino médio na rede pública municipal, estadual ou federal ou na rede particular com bolsa integral de estudos.

Para pedido de isenção, após a inscrição no site, a candidata ou candidato deverá encaminhar o requerimento de isenção da taxa de inscrição, juntamente com os documentos nele relacionados para o e-mail: proen.dpi@ifmt.edu.br até o dia 20 de outubro de 2021.

Seleção por notas do ENEM

Termina no próximo domingo, 10 de outubro, as inscrições  para o seletivo de ingresso no IFMT por meio de notas do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Em Cáceres, são ofertadas 56 vagas, distribuídas para os cursos de Engenharia Florestal (28 vagas) e Licenciatura em Química (28 vagas).

Serão consideradas notas de qualquer edição do ENEM entre os anos de 2010 e 2020. A candidata ou candidato deverá escolher a participação no exame que obteve as melhores notas e digitar no formulário digital o número de inscrição do ENEM de uma única edição.

As inscrições serão realizadas exclusivamente pela internet no link https://selecao.ifmt.edu.br/concurso.aspx?cod_concurso=5956 . Neste seletivo, as inscrições são totalmente gratuitas, não sendo cobrada taxa de inscrição.

Cotas

O IFMT oferta 60% das vagas do curso para estudantes egressas/egressos de escolas públicas. O sistema de reservas de vagas inclui ainda situação de renda, pessoas com deficiência, e pessoas autodeclaradas pretas, pardas ou indígenas. As pessoas que se autodeclarem negras (pretas e pardas) passarão por uma banca de heteroidentificação para verificação de características fenotípicas.

SELETIVO CURSOS SUPERIORES - NOTAS DO ENSINO MÉDIO

SELETIVO CURSOS SUPERIORES - NOTAS DO ENEM