De servidores para servidores: os bastidores da realização dos III Jogos

Publicado por: Reitoria / 26 de Abril de 2023 às 17:16

Mais de 70 servidores estiveram diretamente envolvidos na organização dos III Jogos do Servidor do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT), realizado no período de 20 a 23 de abril, em Cuiabá.

Ao longo de alguns meses e também nos dias de competição, eles compuseram as seguintes Comissões: geral, com 11 integrantes, de desporto (17), secretaria (5), disciplinar (4), de cerimonial e premiação (5), de saúde e qualidade de vida (4) e de comunicação (5). Além dos 20 chefes de delegações dos campi e da reitoria.

Na avaliação do presidente da Comissão Geral, Paulo Sérgio Sousa Costa, os jogos foram positivos para a comunidade acadêmica.

“Percebemos que o objetivo do evento foi cumprido, ou seja, os servidores tiveram momentos de integração e, ao mesmo tempo, mostramos a importância de olharmos para a nossa saúde”.

O destaque apontado ficou por conta da integração entre todas as equipes que trabalharam para a realização da competição. “Com o esforço coletivo pudemos realizar esta edição da melhor forma para os nossos colegas,” celebrou.

Disciplina em clima de paz e amizade em mais de 300 partidas

Nesta terceira edição foram realizadas 315 provas e partidas, nas mais diversas modalidades.

O aspecto disciplinar, segundo o presidente da referida comissão, Bruno Coutinho foi evidenciado pelo clima de amizade e paz durante as competições. Foi registrada apenas uma ocorrência para avaliação da comissão disciplinar durante todo o evento.

“E o que se viu foi algo além do campo de disputas. As provas foram marcadas pela determinação e pela superação de cada um dos atletas, mas sem deixar de lado o zelo pelo ambiente de harmonia e respeito. Assim, enaltecemos cada um dos desportistas pois proporcionaram esse clima de integração e alegria."

Saúde: 150 atendimentos e busca por mais segurança e menos riscos

A equipe de saúde foi composta por profissionais da saúde do IFMT que não estavam inscritos nas modalidades esportivas e se revezaram em escalas de plantão nos três locais e períodos em que o evento ocorreu. Três enfermeiros, uma técnica de enfermagem e uma técnica administrativa com formação na área da saúde tiveram como missão prestar cuidados de saúde aos participantes.

Além destes profissionais, a equipe contou com seis acadêmicas do curso de enfermagem da UFMT que contribuíram para agregar agilidade ao atendimento de primeiros socorros e oferecer cuidados apropriados a eventos esportivos. Para os atendimentos mais complexos houve o apoio das equipes das ambulâncias contratadas.

A enfermeira do trabalho da instituição, Karla Beatriz informou que foram registrados cerca de 150 atendimentos durante a competição.

“Para os próximos jogos, buscaremos manter as parcerias com outras instituições, além das aquisições de novos equipamentos e serviços (cadeiras de rodas, contrato com a empresa de suporte médico de urgências e emergências) para aprimorar os atendimentos aos nossos servidores atletas, minimizando os riscos e possibilitando um evento cada vez mais seguro”, planeja a servidora.