Abertas as inscrições para edital de Apoio às Empresas Juniores

Publicado por: Reitoria / 3 de Maio de 2023 às 14:33

O prazo para submissão do projeto no SUAP será até 28/05/2023

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso - IFMT, por meio da Pró-reitoria de Extensão - Proex e a Gerência Executiva da Ativa Incubadora de Empresas do IFMT, divulgam o processo de seleção de 05 projetos de extensão de Acompanhamento e Orientação de Empresa Júnior a serem desenvolvidos por docentes, técnicos-administrativos e alunos do IFMT.

O edital tem como objetivos específicos incentivar e estimular a capacidade empreendedora dos discentes do IFMT; contribuir para a formação de profissionais mais qualificados para o mundo do trabalho; fomentar o empreendedorismo no IFMT e contribuir para o desenvolvimento local e regional.

Cada projeto de extensão selecionado terá direito a 1 bolsa mensal na modalidade de beneficiário Estudante, no valor total de R$ 200,00, 1 bolsa mensal para o professor orientador no valor de R$ 600,00 e taxa de bancada no valor de R$ 3.000,00 para itens de custeio, conforme descrito no Regulamento do Programa de Valorização à Pesquisa, Ensino e Extensão do IFMT.

Os projetos selecionados serão executados no prazo de 06 meses, podendo ser renovados por igual período pelo Campus, desde haja interesse institucional, pela comunidade atendida, disponibilidade orçamentária e justificativa técnica.

Propostas

A submissão das propostas será, exclusivamente, pelo SUAP – Módulo Extensão até o dia 28/05/2023, pelo link: https://suap.ifmt.edu.br. Propostas enviadas por outros meios serão desconsideradas.

O projeto de extensão deverá ter, pelo menos, 1 professor orientador e no mínimo 1 e no máximo 5 estudantes bolsistas, os quais serão selecionados pela própria Empresa Júnior para a composição da equipe.

O Coordenador do projeto deverá apresentar em sua proposta, na aba equipe, a disponibilidade da carga horária mínima de 08 horas semanais, para as suas atividades.

O estudante bolsista deverá desenvolver carga horária de 20 horas semanais, equivalente a R$ 400,00/mês, durante o período de execução do projeto, se for o único estudante bolsista do projeto

O que é Empresa Júnior e Empreendedorismo?

Empresa Júnior são entidades organizadas sob a forma de associações civis inscritas no Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ), com estatutos registrados nos respectivos Cartórios de Registro de Pessoas Jurídicas, constituídas por estudantes regularmente matriculados em cursos de graduação do IFMT, com o propósito de oferecer produtos, projetos e serviços que contribuam para o desenvolvimento acadêmico-profissional dos associados, capacitando-os para o mercado de trabalho.

Já o empreendedorismo é o despertar do indivíduo para o aproveitamento integral de suas potencialidades racionais e intuitivas, buscando autoconhecimento em processo de aprendizado permanente, em atitude de abertura para novas experiências e novos paradigmas.

Para mais informações, leia o Edital 77/2023 em anexo.