Engenharia Florestal: Pesquisas do IFMT Cáceres são destaques em evento científico internacional

Publicado por: Campus Cáceres / 28 de Outubro de 2015 às 11:42

Resultados de projetos de pesquisa desenvolvidos no IFMT Cáceres no curso de Engenharia Florestal nas linhas de Amostragem de Insetos em Plantios de Teca e Prospecção de Extratos de Plantas para Controle de Formigas Cortadeiras foram destaques no XXII Simpósio Internacional de Mirmecologia realizado na última semana, na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, em Ilhéus. O evento reuniu profissionais, estudantes e pesquisadores do Brasil e do exterior e contou com contribuições científicas das maiores referências mundiais em estudos de formigas como o cientista alemão Juergen Heinze, o francês Alain Dejean, o americano Ted R. Schultz e o brasileiro Odair Correa Bueno.

Com a participação de sete acadêmicos de Engenharia Florestal, coordenados pelo professor Alexandre dos Santos, o IFMT Cáceres apresentou no simpósio trabalhos inovadores como aplicação de um método envolvendo abordagem espacial para encontrar a distribuição dos ninhos de formigas cortadeiras em lavoura de teca e a comprovação da viabilidade de elementos da biodiversidade do cerrado como Cumbaru para o controle biológico de formigas cortadeiras.

“Os resultados são importantes, pois apontam para alternativas para o controle biológico de formigas em lavouras, com objetivos de responsabilidade ambiental, visando inclusive atender aos padrões de controle estabelecidos pelos certificadores para o mercado internacional”, explica a acadêmica de Engenharia Florestal, Nubia da Silva que representou a sua equipe e o IFMT em projeto aprovado para comunicação oral.

“Os nossos estudos comprovam que o extrato de Cumbaru se mostrou tóxico para as formigas, agora vamos aprofundar a pesquisa com resultado em campo para desenvolver produtos”, aponta Nubia.

Com trabalho também aprovado para apresentação oral, a acadêmica Karyna Lorrainy da Silva destaca o incentivo da instituição à pesquisa e a difusão dos resultados em eventos científicos como facilitador e enriquecedor para o aluno na obtenção de novas experiências.

“Esta é a terceira vez que apresento trabalho em comunicação oral, isso nos ajuda muito na obtenção de novas experiências. Não apenas a apresentação mas, toda a participação nos permite ver muita coisa diferente que pode ser aplicada aqui nas nossas pesquisas e, por outro, lado contribuímos também apresentando o que fazemos”, afirma Karyna.

Entre os títulos em destaque no simpósio estão os trabalhos “Toxicidade de extratos etanólicos de cumbaru para formigas cortadeiras em laboratório” apresentado pela acadêmica Jessica Aparecida Cassia dos Santos; “Efeito do extrato de Cumbaru sobre formigas cortadeiras”, por Sarah Cavalari Ladeia; “Determinação da concentração letal CL50 sobre formigas cortadeiras por aplicação tópica”, por Wezile Matheus Nunes; “determinação da desfolha por formigas cortadeiras em plantios comerciais de teca com sensoriamento remoto”, por Carlos Alberto da Cunha Oliveira e “Correlação entre o tamanho dos ninhos e a desfolha por formigas cortadeiras em plantios comerciais de teca com sensoriamento remoto”, apresentado pelo acadêmico José Luíz da Conceição.

As pesquisas são financiadas por meio de editais do CNPq e resultam de ensaios no Laboratório de Fitossanidade do IFMT Cáceres e de experimentos em plantios comerciais de teca.

“A aprovação dos trabalhos em um simpósio consolidado internacionalmente neste campo da entomologia que estuda as formigas é muito animador, pois é uma oportunidade para os nossos alunos, que se formam novos cientistas, darem respostas dos estudos que desenvolvemos aqui em um universo de relevância científica mundial”, comemora o coordenador dos projetos, professor Alexandre.