Volta às aulas: Especialização em Educação e Gestão Ambiental do IFMT Cáceres retoma atividades presenciais na próxima semana

Publicado por: Campus Cáceres / 17 de Julho de 2023 às 12:44

Estudantes da Especialização em Educação e Gestão Ambiental do Instituto Federal de Mato Grosso, IFMT, Campus Cáceres - Prof. Olegário Baldo retornam às aulas na próxima terça-feira, (25.07), conforme calendário letivo, após férias escolares do campus. As atividades no curso são desenvolvidas de forma presencial, no período noturno, durante as terças, quartas e quintas-feiras.

A pós-graduação lato sensu é ofertada gratuitamente para pessoas graduadas em todas as áreas de conhecimento.

Com carga horária de 420 horas, a primeira turma da especialização, teve aula inaugural no mês passado, no dia 13 de junho, com mesa redonda mediada pela professora do IFMT, doutora em Biodiversidade e Biotecnologia, Iris Gomes Viana e com  participação de conferencistas convidados da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat): o biólogo, professor Ernandes Sobreira Oliveira Junior, mestre em Ecologia e Conservação da Biodiversidade e doutor em Ciência  e a  bióloga, professora Nelci Eliete Longhi, graduada em direito e física e mestra em Ciências da Educação.

Entre as temáticas, o professor Ernandes que atua nos programas de pós-graduação da Unemat em Ciências Ambientais (PPGCA) e no Programa de mestrado profissional (Profágua)  abordou a  importância da gestão  ambiental no Pantanal e os desafios enfrentados como desmatamento, hidrovia e hidrelétricas.  A professora Nelci que atua no Centro de Inovação Redes Inteligentes e Soluções Criativas (Risc/Unemat) trouxe contribuições sobre a regularização em áreas de Preservação Permanente(APPs) e  sobre a sustentabilidade ambiental no Plano Diretor de Cáceres.

A agenda que contou com a presença de autoridades acadêmicas como - o diretor-geral do IFMT Cáceres, Anderson Wesley Alves Bezerra, o diretor de Ensino do campus, professor Anderson Ritela, o coordenador-geral de Ensino, professor Marcel Jesus Dias e o coordenador da especialização, professor Fausto Miguel da Luz Neto - reafirmou o compromisso institucional do IFMT Cáceres com a formação para o trabalho e para a vida, em todos os níveis de ensino, na perspectiva da educação e gestão ambiental.

A formação na especialização, realizada por meio da interface entre ensino, pesquisa e extensão, está inserida nos propósitos elencados nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) do Brasil, para  a conservação da sociobiodiversidade, na agenda de  combate à fome, proteção ao meio ambiente e o clima e garantia de vida com qualidade para as pessoas, em todos os lugares.

Organizado em módulos,  o curso oferece neste primeiro módulo as disciplinas de Fundamentos da Educação Ambiental, com o professor doutor Silvano Carmo de Souza; Metodologias de pesquisa e extensão em Educação Ambiental com a professora doutora Andréa Luiza Ramos Pereira Xisto; Sociologia Ambiental, com a professora doutora Marcella Uceda Betti; Sustentabilidade e Sociobiodiversidade, com a professora doutora Iris Gomes Viana e  Gestão Ambiental e Desenvolvimento Sustentável, com professor mestre Admilson Costa da Cunha.