Estudantes do IFMT Cáceres são treinados para atuar em projeto de programa de rádio

Publicado por: Reitoria / 6 de Novembro de 2023 às 17:23

Na quarta-feira, 1º de novembro, estudantes do IFMT Campus Cáceres participaram de uma oficina de produção e apresentação de programação de rádio.

O objetivo é capacitar a comunidade estudantil envolvida no projeto "Vozes do Campus", que em parceria com a Rádio Difusora de Cáceres, desenvolverá um programa educativo-cultural semanal com informações relevantes e conhecimentos técnicos de conteúdos voltados à população urbana e rural, especialmente, aos pequenos produtores.

A iniciativa surgiu a partir da manifestação de interesse da direção da emissora de rádio, de abrir um espaço para que o IFMT Cáceres pudesse apresentar à comunidade os conhecimentos técnicos das áreas de formação de seus diferentes cursos.

O "Vozes do Campus" visa divulgar as ações do Campus Cáceres de modo interativo, respeitando as diversas manifestações culturais e do conhecimento, criando uma aproximação do IFMT com a comunidade.

A oficina, ministrada pelo jornalista cacerense Elias Neto, explorou o universo radiofônico, do aquecimento vocal à prática de definição de pauta, edição e apresentação, além de algumas habilidades básicas necessárias para compreender a diversidade que se apresenta na prática da interlocução com diferentes participantes de um programa de rádio.

O evento contou com a participação de docentes coordenadores do projeto, servidores, da diretora da Rádio Difusora, Marinalva Vignardi e do diretor do IFMT Cáceres, Anderson Bezerra.

Segundo o diretor, esse é um projeto em que o tripé, pesquisa, ensino e extensão, desenvolvido pela instituição, será levado a toda a população cacerense, especialmente aos pequenos produtores de toda a região.

“Os estudantes do IFMT Cáceres puderam adquirir algumas habilidades básicas para a produção e apresentação de programação de rádio, tornando-se capacitados para contribuir com o projeto Vozes do Campus e promover a comunicação entre o IFMT e a comunidade”.