Atividades presenciais do Curso FIC Monitor Ambiental/Projeto Lobo Guará têm início neste sábado (23/04)

Publicado por: Campus Cáceres / 20 de Abril de 2022 às 14:12

O Instituto Federal de Mato Grosso, IFMT, Campus Cáceres – Prof. Olegário Baldo, em agenda de cooperação técnica entre a Polícia Militar do Estado de Mato Grosso (PMMT) e o Rotary Clube de Cáceres realiza neste sábado (23/04) a abertura das atividades presenciais do Curso de Formação Inicial e Continuada (FIC) de Monitor Ambiental – Projeto Lobo Guará.

A programação aberta a toda a comunidade terá início às 7h50 da manhã no auditório do campus e contará com palestra, conferência de abertura e atividade teórico-pratica de Yoga.

Entre as atividades, o idealizador do projeto Lobo Guará, sargento reformado da PMMT, Francisco Silva de Oliveira apresentará registros de história e memória do projeto na palestra “Projeto Lobo Guará: 12 anos construindo saberes e transformando vidas”.

Em abordagens que integram a formação em componentes curriculares do curso, o professor do IFMT Cáceres Silvano do Carmo Souza, doutor em Ciências Ambientais, realizará a conferência de abertura sobre educação ambiental e práticas educativas e a professora colaboradora do projeto, Rosângela Gonçalves Rocha, a atividade teórico-prática 'Yoga: corpo, mente e ambiente'.

Monitor Ambiental - Formação para cidadania

O curso de Formação Inicial e Continuada de Monitor Ambiental - Projeto Lobo Guará- envolve estudantes da educação básica e do ensino superior de instituições educacionais do município de Cáceres.

De acordo com o Projeto Pedagógico do Curso, o propósito é ofertar formação humana, técnica e cidadã para jovens, com a finalidade de sensibilizar, promover a cidadania, o pensamento crítico-transformador, construindo uma sociedade onde relação entre as pessoas e a relação destas com o meio ambiente se deem de forma harmônica, consciente, justa e fraterna.

O projeto conta com uma rede de parceiros como a Prefeitura Municipal de Curvelândia, Cruz Vermelha de Cáceres, Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade, Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Juizado Volante Ambiental, Ministério Público Estadual, Ministério Público Federal, Ordem dos Advogados do Brasil e escolas de Cáceres e Região.

Saiba mais:

- Conheça o Curso FIC Monitor Ambiental - Projeto Lobo Guará

- Políticas públicas socioambientais em Mato Grosso é tema da IV Live Ambiental realizada nesta terça-feira (01.06) no canal do IFMT Cáceres

-Dia Mundial da Mãe Terra: sustentabilidade e consciência planetária é tema da III Live Ambiental realizada hoje (22.04) no canal do IFMT Cáceres

Dia Mundial da Água: Água e Sustentabilidade é tema de Live Ambiental realizada hoje(22.03) no canal do IFMT Cáceres

- Educação e Sustentabilidade: Evento online nesta quinta(10.09) marca a abertura do curso de Monitor Ambiental/ Projeto Lobo Guará