início do conteúdo

04 e 05 de outubro: IFMT Cáceres realiza III Fórum de Assistência Estudantil, Inclusão e Diversidades

Publicado por: Campus Cáceres / 30 de Setembro de 2022 às 15:45

O Instituto Federal de Mato Grosso, IFMT, Campus Cáceres – Prof. Olegário Baldo realiza nos próximos dias 04 e 05 de outubro (terça e quarta-feira), o III Fórum de Assistência Estudantil, Inclusão e Diversidades do campus.

Organizada pela Comissão Local Permanente de Assistência Estudantil (CLPAE), em conjunto com o Grêmio Estudantil Marielle Franco, a edição 2022 do Fórum será realizada em formato presencial e contará com a participação efetiva das e dos estudantes do campus em discussões de temáticas propostas em Grupos de Trabalhos (GT’s), espaços de debate e levantamento de demandas para política de assistência estudantil.

Segundo o coordenador do fórum e presidente da Comissão Local Permanente de Assistência Estudantil, Prof. Edmilson Paulo de Oliveira, o objetivo é estimular o protagonismo estudantil no planejamento das ações de assistência estudantil do campus, por meio do debate dos temas sugeridos e da elaboração de propostas.

A programação terá início às 19h30 da terça-feira (04/10) com agenda voltada para discussões e levantamento das demandas de estudantes dos cursos superiores em Engenharia Florestal e Licenciatura em Química. Na quarta-feira (05/10) as atividades envolverão estudantes da educação básica, dos cursos integrados e subsequente ao ensino médio do campus. A plenária final tem início previsto para às 15h15 do dia 05/09 e será aberta a toda a comunidade estudantil.

Entre as temáticas dos GT’s, as e os estudantes debaterão: Transporte Escolar; Saúde Mental; Drogas Lícitas e Ilícitas; Esporte, Cultura e Lazer; Moradia Estudantil; Educação Inclusiva: Metodologias de Ensino e Avaliação; Acessibilidade Digital; Mídias e Conexão; Diversidades: Protagonismo da Mulher; Diversidades: Sexualidades e Identidades de Gênero; Trote, Bullying e Cyberbullying; Inclusão: Acessibilidade Estrutural; Diversidades: Negros, Indígenas e Quilombolas e Financiamento da Assistência Estudantil.

 Encaminhamentos

Os encaminhamentos retirados na plenária final do fórum em Cáceres serão apresentados no Fórum Central de Assistência Estudantil do IFMT, em 17 de novembro, em formato on-line. Organizado pela Comissão Central Permanente de Assistência Estudantil (CCPAE) e pela Diretoria Sistêmica de Assistência Estudantil, Inclusão e Diversidades – DSAEstudantil, o Fórum Central de Assistência Estudantil do IFMT, de acordo com Regimento Geral da instituição, é uma instância consultiva, propositiva e representativa dos segmentos estudantil, docente e técnico-administrativo para discutir e propor melhorias para assistência ampliada, educação inclusiva, ações afirmativas, gênero e diversidades.

 

 Programação

III Fórum de Assistência Estudantil, Inclusão e Diversidades do Campus Cáceres – Prof. Olegário Baldo

Data: 04/10*
19h30 – Abertura e Atividades Iniciais
20h30 – Discussão das temáticas e levantamento das demandas dos estudantes
21h30 – Aprovação da relatoria das demandas e encerramento.

*Atividades voltadas para estudantes dos cursos superiores do IFMT Campus Cáceres – Prof. Olegário Baldo

Data: 05/10
08h– Reabertura e Atividades Iniciais
09h – Formação dos Grupos de Trabalho (GT’s) e Discussões
11h15 – Pausa para Almoço
12h30– Momento Cultural
13h30 – Plenária
15h – Momento de relaxamento
15h15 – Retorno da Plenária
16h30 – Encerramento – Momento Cultural

 

início do rodapé

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso - Campus Cáceres - Prof. Olegário Baldo

Avenida Europa, nº 3000, Vila Real/Distrito Industrial - CEP: 78201-382

Telefone: (65) 3221-2600

Cáceres/MT