Gestão do IFMT e vereadores discutem proposta de gratuidade de transporte escolar para estudantes do Campus Cáceres

Publicado por: Campus Cáceres / 6 de Agosto de 2021 às 14:17

Indicação de projeto de lei sobre gratuidade do transporte escolar para estudantes do IFMT na cidade de Cáceres será apresentada pelo vereador Isaias Bezerra na próxima semana na Câmara Municipal

Com o propósito de ampliar as condições de acesso dos estudantes de Cáceres ao Instituto Federal de Mato Grosso, IFMT, a direção-geral do Campus Cáceres Prof. Olegário Baldo promove agenda de articulação com os poderes legislativo e executivo em busca da gratuidade do transporte escolar de estudantes que precisam se deslocar dos bairros da cidade até a sede do campus, no bairro Vila Real.

Nesta quinta-feira (05.08), nove vereadores de Cáceres participaram de reunião no campus com o reitor do IFMT, Julio César dos Santos e o diretor-geral, Anderson Wesley Alves Bezerra e reafirmaram o compromisso assumido na Câmara em favor da gratuidade do transporte. Na ocasião, a direção do campus entregou ao vereador Isaias Bezerra (Cidadania) uma solicitação formal com uma proposta de minuta de Projeto de Lei para regulamentar a oferta gratuita do serviço aos estudantes do IFMT Cáceres.

Com a presença dos vereadores Cezare Pastorello (Solidariedade), Franco Valério (Pros), Isaias Bezerra (Cidadania), Marcos Ribeiro (PSDB), Pacheco (PV), Professor Leandro (Dem), Rubens Macedo ( PTB), Valdeniria (PSC), e a representante da professora Mazéh Silva (PT), a  egressa do IFMT, Paula Mendes dos Santos, o encontro reuniu a equipe da direção-geral do campus e da reitoria com a participação do diretor de Assistência Estudantil do IFMT, Kléberson Pierre Cardoso de Jesus e  do coordenador de transporte escolar da Prefeitura Municipal de Cáceres, Elier Bezerra.

“Nossa instituição é um patrimônio da cidade, está presente no município há 41 anos contribuindo com a formação de nossos trabalhadores e de seus filhos e sempre tivemos uma busca incessante com relação ao transporte escolar. Agora, em parceria e com o apoio de vocês, a gratuidade do transporte está caminhando para uma possível regulamentação e isso será muito importante para nossos estudantes e para toda a cidade de Cáceres”,  afirmou o diretor-geral.

Anderson destacou que o campus tem mantido diálogo com a prefeita de Cáceres, Eliene Liberato e a Secretaria Municipal de Educação, Eliamara Araújo que já se colocaram, de forma positiva, para discutir a temática.

O reitor do IFMT, professor Julio dos Santos, agradeceu o apoio dos vereadores e reafirmou o compromisso da instituição com a população de Cáceres e região com investimentos para a melhoria da qualidade das estruturas para os estudantes no campus e ampliação na oferta de vagas. “Estamos buscando estratégias para investimentos e assumimos o compromisso de reformar as residências estudantis e ampliar a nossa oferta de vagas aqui em Cáceres. Nós agradecemos o apoio de vocês pela importância dessa parceria que vai gerar oportunidades e mudar, para melhor, a vida de muita gente”, enfatiza o reitor.

Durante a reunião, os vereadores elencaram o trabalho desenvolvido pelo IFMT em Cáceres e as oportunidades de formação geradas para a população da cidade com o projeto de gratuidade do transporte escolar até o campus.

O vereador Isaias destacou a unidade e o trabalho conjunto da Câmara Municipal de Cáceres e agradeceu a todos os vereadores pelo apoio ao projeto. De acordo com ele, a proposta será protocolada na próxima semana na Câmara, como indicação de projeto de lei ao executivo.

Seletivo para ingresso no campus

A diretora do Departamento de Desenvolvimento Educacional do IFMT Cáceres, Inez Aparecida Deliberaes Montecchi solicitou também aos vereadores apoio na divulgação para todas as comunidades de Cáceres do processo seletivo de vagas que será aberto na próxima semana para ingresso de 295 novos estudantes nos cursos técnicos integrados ao ensino médio, subsequente e superior do campus.

“O IFMT está a serviço da população e contamos com vocês vereadores para que nossas ações e oportunidades de vagas cheguem a todos os lugares do município”, enfatiza a diretora.