Homenagem: Campus Cáceres recebe o nome do Professor Olegário Baldo

Publicado por: Campus Cáceres / 19 de Fevereiro de 2016 às 18:47

Em homenagem a uma vida dedicada à educação profissional e tecnológica, o Campus do Instituto Federal de Mato Grosso, IFMT, em Cáceres recebe o nome do ex-diretor professor Olegário Baldo, falecido em maio do ano passado. O processo foi aprovado pelo Conselho Superior do IFMT, após proposta de alteração do Estatuto da Instituição apresentada pelo reitor José Bispo Barbosa. Com a alteração publicada no Diário Oficial da União a unidade passou a ser nomeada Campus Cáceres – Prof. Olegário Baldo.

Para o diretor-geral do campus, doutor Milson Evaldo Serafim a trajetória do educador e gestor Olegário mistura-se com a história do campus.

“Uma instituição de ensino com bases sólidas precisa conhecer a sua história e tirar lições. Nossa história se mistura e passa pela vida e pela obra do professor Olegário. Esta homenagem demostra uma das maiores virtudes que podemos ter: A gratidão”, afirma Milson.

Nesta sexta-feira (19.02) a logomarca da instituição com o nome do professor Olegário foi apresentada à comunidade interna durante abertura da edição 2016 dos Jogos Olímpicos do Campus. O evento reúne servidores, colaboradores terceirizados e alunos de todos os cursos do Campus em atividade de esporte e integração.

O coordenador dos jogos, professor Salmo César da Silva destacou o momento como "emocionante" pelo grande significado histórico para o Campus.

“Foi uma grande honra ter trabalhado junto com professor Olegário. Ele sempre oportunizou, durante todos os anos de dedicados à educação, o incentivo ao esporte e as outras atividades extracurriculares. Como a proposta é reunirmos a comunidade interna do Campus que recebe o seu nome, os jogos é um momento especial para esta homenagem”, destacou Salmo.

Histórico de dedicação e realizações

Olegário Baldo foi professor formado em Licenciatura Plena em Ciências Agrárias pela Escola Superior de Lavras, com habilitação em Zootecnia, Agricultura e Administração e Economia Rural. Nascido em Rancharia, interior de São Paulo, Olegário chegou a Mato Grosso em 1976 como professor de Agricultura e Zootecnia da Fundação Educacional Agrícola de Buriti, em Chapada dos Guimarães. Foi em Cáceres, três anos mais tarde, que ele assumiu o que seria o maior compromisso e propósito de sua vida: Dedicar-se a promoção da educação tecnológica no município e região Oeste de Mato Grosso, desde a implantação da Escola Agrotécnica Federal de Cáceres, conhecida como “Escola Agrícola” hoje IFMT Cáceres.

Foi no fazer cotidiano como professor, coordenador, diretor de departamentos e setores da escola; na capacidade de gerir e estruturar a instituição e principalmente na relação respeitosa com alunos e servidores que Olegário Baldo consolidou sua experiência como educador e gestor, sendo escolhido como diretor-geral por seis (6) mandatos, democraticamente, por meio do voto direto da comunidade escolar.

Em mais de 35 anos de trabalho em Cáceres, Olegário ajudou promover uma revolução na educação profissional e tecnológica da região, por meio de um projeto educacional coletivo sempre centrado na expectativa da comunidade, nas pessoas e na formação para vida. Em reconhecimento pelos serviços prestados, recebeu homenagens e títulos honoríficos nos três níveis da federação como menção honrosa do Coneaf (Conselho Nacional das Escolas Agrotécnicas Federais) e títulos de cidadão mato-grossense e cacerense.

Baldo deixou um legado de realizações. Um educador apaixonado que construiu sua história, tendo como principal marca a generosidade. Um exemplo de entrega incondicional de vida à educação, à Cáceres, Mato Grosso e ao IFMT.

Confira abaixo nova Logomarca Oficial do IFMT Campus Cáceres - Prof. Olegário Baldo