I Seminário dos Cursos de Tecnologia do IFMT inicia amanhã (25)

Publicado por: Reitoria / 24 de Abril de 2023 às 17:38

A programação inclui palestras com mesas-redondas e, na parte científica,
divulgação de experiências exitosas dos cursos superiores de tecnologia.

O I Seminário do Cursos de Tecnologia do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) inicia nesta terça-feira (24) tendo como tema os 20 anos de Cursos Superiores de Tecnologia (CST) na Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica em Mato Grosso: passado, presente e futuro.

Durante três dias serão divulgados os projetos (de pesquisa e extensão), as práticas profissionais e os produtos desenvolvidos no âmbito dos cursos da área tecnológica da instituição.

O evento também promoverá a troca de experiência entre estudantes e professores, de modo a analisar o cenário atual e projetar novos espaços de atuação do tecnólogo no estado.

Hoje, o IFMT oferta 14 Cursos Superiores de Tecnologia (CST): Sistemas para Internet, Automação Industrial, Construções de Edifícios, Controle de Obras, Geoprocessamento, Redes de Computadores, Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Eletrotécnica Industrial, Agroindústria, Produção de Grãos, Processos Gerenciais, Gestão Pública, Gestão de Recursos Humanos e Gestão Ambiental.

O Curso de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos – Campus Alta Floresta é uma dessas 14 formações. Foi criado em 2017, tendo formando a primeira turma em 2019. De lá para cá, foram formados 89 profissionais. Tem duração de dois anos, sendo uma entrada de uma turma por ano com 35 vagas.

Um dos diferenciais, conforme explica o coordenador Romário Sousa, é o Projeto Integrador, um projeto interdisciplinar no qual os alunos colocam em prática os conteúdos do curso, relacionando conhecimentos teóricos e práticos, além ser também uma forma de desenvolver a curricularização da extensão.