IFMT apresenta ao governo projeto de Centro Tecnológico de Bovinocultura Leiteira

Publicado por: Reitoria / 12 de Abril de 2023 às 16:30

O objetivo é implantar um Centro de produção e disseminação de tecnologias inovadoras e sustentáveis para a Bovinocultura de Leite da Agricultura Familiar contemplando quase 40 municípios.

O Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) apresentou ao Governo do Estado a minuta de um projeto de criação do Centro de Inovação Tecnológica de Bovinocultura de Leite da Região Sudoeste de Mato Grosso. A ideia é implantar no Campus Cáceres - Olégario Baldo um centro de disseminação de tecnologias inovadoras e sustentáveis para a Bovinocultura de Leite da Agricultura Familiar.

O reitor Julio César dos Santos, acompanhado do diretor-geral do campus Cáceres, Anderson Bezerra e servidores da Pró-reitoria de Extensão, se reuniu com a equipe da Secretaria de Estado de Agricultura Familiar (SEAF) nesta terça-feira (11), na reitoria.

O reitor falou das propostas do projeto, que pretende contribuir para aumentar os índices de produção, produtividade e renda das propriedades rurais familiares com bovinocultura de leite e fortalecer a cadeia produtiva da bovinocultura de leite da Agricultura, beneficiando uma população de mais de 320 mil pessoas em 22 municípios da região sudoeste e 17 do centro-sul de Mato Grosso.

A iniciativa possibilitará instalar um centro com infra-estrutura para atividades de ensino, pesquisa e extensão voltadas para a inovação tecnológica em bovinocultura de leite; capacitação de produtores e trabalhadores rurais em Bovinocultura de Leite e Inseminação Artificial de bovinos de leite; além de formação acadêmica continuada de estudantes de cursos técnicos, graduação e pós-graduação em Bovinocultura de Leite e nas técnicas de Inseminação Artificial, Transferência de Embriões e Fertilização In-Vitro.

A secretária Teté Bezerra demonstrou interesse na parceria por entender que o IFMT pode se aliar à Empaer, somando forças no atendimento às necessidades da região.

“Temos projetos que atendem aqueles municípios e com o envolvimento de uma instituição de educação que promoverá a capacitação aos produtores locais poderemos, juntos, fazer um trabalho mais eficaz”, pontuou a gestora estadual.

Marcadores: ifmt_1