IFMT Cáceres confere grau a novos Engenheiros Florestais e Tecnólogos em Biocombustíveis

Publicado por: Campus Cáceres / 17 de Junho de 2016 às 16:21

Vinte e oito formandos dos Cursos Superiores do Instituto Federal de Mato Grosso, IFMT Campus Cáceres – Prof. Olegário Baldo celebram, desde a última semana, a conquista dos títulos acadêmicos de Engenheiros Florestais e Tecnólogos em Biocombustíveis.

O ápice das comemorações que contou com agenda de plantio de árvore, descerramento de placas e celebração ecumênica foi a solenidade de outorga de grau presidida pelo reitor do IFMT, professor José Bispo Barbosa, no sábado (11.06).

Acolhidos pelo anfitrião do campus, o diretor-geral do IFMT Cáceres, Professor Milson Evaldo Serafim, familiares, amigos, autoridades acadêmicas e comunidade em geral prestigiaram os novos profissionais.

Na cerimônia, que cumpriu o rito formal obrigatório para a colação de grau na instituição, os formandos Camila Souza da Silva da Engenharia Florestal e Jailson Alves Balduíno de Tecnologia em Biocombustíveis conduziram os juramentos com compromissos de conduta ética no exercício profissional. O Hino Nacional Brasileiro foi executado ao vivo ao som de violão e nas vozes dos alunos do IFMT Cáceres, Alan Santiago e Yara Menezes.

A relevância social do Campus no processo de formação para à vida de seus acadêmicos foi destacada pelo orador das turmas, Emerson de Oliveira Figueiredo, Tecnólogo em Biocombustíveis. Ele lembrou a experiência de ter ingressado na Instituição ainda adolescente na formação do ensino técnico integrado ao Médio e destacou a função inclusiva das políticas de assistência estudantil promovidas pela Instituição.

“Fica a consciência da importância de políticas públicas educacionais inclusivas, como as que tivemos acesso aqui. Em particular, a residência estudantil, o acesso à alimentação, o incentivo à participação em eventos esportivos e científicos”, afirmou Figueiredo.

Os investimentos em educação pública, segundo o orador deve ampliar o senso de responsabilidade social dos novos profissionais.

“Vivemos a revolução de oportunidades neste IFMT Cáceres com a implantação dos nossos cursos superiores e com a ampliação de qualificação dos nossos servidores professores e técnicos. É assunto sério para os adultos conscientes que nos formamos. Essas oportunidades exigem de nós reflexão e responsabilidade social”, destacou o Emerson.

Homenagens

O Engenheiro Florestal, Miguel Olivo utilizou a tribuna para agradecer aos educadores, professores e técnicos administrativos, a contribuição e dedicação em todo processo de formação humana e profissional.

Ele prestou homenagens aos padrinhos do Curso de Engenharia Florestal, Rosane Segalla Soares e Everton José Almeida, a Madrinha da turma de Tecnologia em Biocombustíveis professora Cláudia Roberta Gonçalves.

A turma homenageou também o professor e idealizador do Curso de Engenharia Florestal, Reginaldo Medeiros.

Entre as referências de educadores que entraram para história dos cursos e da instituição os formandos das duas turmas destacaram, com homenagens in memoriam, o professor Olegário Baldo, como eterno diretor do campus e a servidora nutricionista Anarlete da Silva Loureiro pelos anos de dedicação e cuidado com os alunos.

Em outro momento de muita emoção, os formandos homenagearam a professora Michelle Carmelinda Pegorini Bordini.

“E com um enorme sentimento de tristeza, deixamos aqui a homenagem in memoriam à nossa professora Michelle que jamais será esquecida, principalmente para nós, da 2ª turma de Engenharia Florestal”, afirmou Olivo relatando o forte vínculo dos alunos com a docente.

“Nós acordamos em uma terça feira de manhã para mais um encontro com essa professora - exemplo de dedicação aos estudos, e ficamos ali aguardando sua chegada para ouvir os infinitos e saudosos ‘enfim’. Isso infelizmente não seria mais possível. Enfim Michelle, esteja onde estiver jamais te esqueceremos e com toda certeza você jamais nos abandonará”, concluiu Miguel.

Entre as autoridades acadêmicas do campus, prestigiaram as solenidades, o Diretor do Departamento de Desenvolvimento Educacional, professor Paolo Targioni, o Diretor de Administração e Planejamento, Rafael Dias, Coordenador Geral de Ensino, Fabiano da Guia Rocha, o Coordenador do Curso de Bacharelado em Engenharia Florestal, Arthur Guilherme Schirmbeck Chaves e o Coordenador do Curso de Tecnologia em Biocombustíveis, Cristian Jacques Bolner de Lima.

Clique AQUI e confira álbum de imagens