IFMT Cáceres Professor Olegário Baldo realiza Seminário Integrado de Estágio

Publicado por: Reitoria / 9 de Novembro de 2023 às 19:24

O Instituto Federal de Mato Grosso - IFMT Cáceres Professor Olegário Baldo realizou o Primeiro Seminário Integrado de Estágio do Campus com o instituto de proporcionar a estudantes um melhor aproveitamento na prática do Estágio Curricular Obrigatório.

O seminário, realizado na terça-feira, 1º de novembro, buscou orientar e apontar estratégias que podem oportunizar a inserção no mercado de trabalho, a partir da experiência vivenciada no estágio, além de desenvolver novas habilidades e estimular a descoberta de novos interesses.

O coordenador de Extensão, Vagner Aniceto destacou que para fomentar o lado empreendedor e a inserção no mercado de trabalho, o campus conta com a Ativa Incubadora, que promove empreendimentos inovadores, oferecendo suporte para desenvolvimento de ideias e projetos inovadores e transformadores.

Para o diretor de Ensino Anderson Ritela o evento é relevante no sentido de que estudantes, atentos ao aproveitamento que o estágio traz, são impelidos a se destacarem na prática do estágio desenvolvido durante o curso o que aumenta a possibilidade de no futuro voltarem como profissionais das empresas que os recebem.

Em sua palestra, a psicóloga Renata Ramos Ribeiro Rubira, pós-graduada em Gestão de Pessoas e pós-graduanda em Psicopedagogia Institucional, explanou sobre como conquistar seu espaço no mercado de trabalho.

Dentre os pontos abordados por ela estão a importância do networking durante o estágio, a importância do relacionamento interpessoal, organização no ambiente de trabalho e o foco na execução das tarefas.

Com a palavra, os egressos

O egresso do Curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio, Lucas Campos Borges, que atualmente desenvolve tecnologia de risco para o banco BTG Pactual relatou como o fato de aproveitar as oportunidades que o IFMT lhe ofereceu - projetos de pesquisa e extensão, monitorias, Workif - permitiu a ele conhecer pessoas e projetos.

“Por adotar essa postura participei do Campus Party, festival de tecnologia, empreendedorismo, ciência e disruptividade, ainda durante o curso, e ao terminar o ensino médio já possuía várias oportunidades de emprego”, contou.

Já o estudante do Curso Técnico Subsequente em Agropecuária, Vitor Hugo Honorato, compartilhou a experiência de realizar estágio em outro estado. Victor estagiou na ESALQ/USP em Piracicaba/SP, em regime de internato e deu dicas aos futuros estagiários sobre atitudes fundamentais durante esse processo.

“Para mim não se pode perder as oportunidades, a possibilidade de ampliar os horizontes e se desenvolver ainda mais como futuro técnico”.

Segundo o diretor-geral do IFMT Cáceres, o Seminário de Estágio assume a iniciativa da troca de experiências de quem vivenciou o estágio, está no mundo do trabalho e conhece o processo formativo da instituição.

“Esperamos preparar os atuais estudantes para o momento do estágio, sobretudo nas escolhas de áreas e entidades com as quais eles se identificam e idealizam. Além disso, existem atividades no âmbito do IFMT que proporcionam essa troca, com inúmeras oportunidades e ampliação do horizonte do estudante, a exemplo do WorkIF”.