IFMT Cáceres realiza exposição Biologia em Foco com trabalhos dos alunos do ensino médio

Publicado por: Campus Cáceres / 26 de Fevereiro de 2016 às 08:40

Alunos dos cursos técnicos integrados ao ensino médio do IFMT Campus Cáceres – Prof. Olegário Baldo transformaram a aprendizagem de conteúdos como genética humana, bioquímica, botânica e ecologia em uma experiência de cores, formas e sabores, apresentada na última semana à comunidade interna do Campus, na exposição denominada Biologia em Foco.

Orientados pelo professor de Biologia da Instituição, Mahal Massavi, alunos do 1º ao 3º ano dos cursos de Agropecuária, Desenvolvimento de Sistemas e Informática confeccionaram modelos didáticos de estruturas e moléculas biológicas e utilizaram elementos da biodiversidade dos biomas pantanal, amazônia e cerrado incluindo o uso da culinária regional, para explicar temas como Genética humana, DNA, Mutações, Composição Química dos Alimentos, Botânica e Ecologia. Entre os elementos apresentados sabores e cheiros conhecidos na cultura alimentar de Mato Grosso com uso da bocaiuva, pequi e canjiquinha.

Segundo o professor, o objetivo foi integrar temáticas da disciplina de Biologia abordadas durante toda a formação básica do ensino médio para fomentar a aprendizagem, além de estimular a socialização de ideias e projetos.

“O resultado foi muito positivo, além do aprofundamento das temáticas em grupos e do empenho para confecção dos materiais e produtos, de maneira lúdica e criativa, os alunos puderam interagir com servidores e outros colegas, refletir com os questionamentos, observar outras abordagens. Experiências importantes para fixação de aprendizagem e também de enriquecimento no processo de formação humana”, avalia Massavi.

Para a estudante 1º ano do curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio, Gabriela Elídio da Silva as atividades ajudaram os alunos a perceberem as diversas possibilidades de conhecimento dentro de um mesmo trabalho. Ela exemplifica a experiência da sua equipe que abordou a composição química do Cumbaru, fruto de árvore nativa do Cerrado brasileiro. Além da pesquisa bibliográfica, eles buscaram informações na comunidade sobre receitas de alimentos utilizando o fruto, descobriram uma receita de biscoito que apresentaram na exposição para degustação dos presentes.

“Além de trabalharmos composição química do fruto, sobre a importância dos nutrientes para o nosso organismo também aprendemos sobre culturas, sobre hábitos alimentares, como essa bolacha feita com o Cumbaru", afirma Gabriela que destacou a interação promovida pela exposição e a oportunidade dos alunos de acompanharem os trabalhos de colegas de outras equipes e de outras séries.

"A exposição ajudou até os alunos que tem maior timidez a interagirem”, afirma a estudante.

Clique  aqui e confira álbum de fotos da exposição