IFMT Campus Cáceres - Prof. Olegário Baldo Finaliza Projeto de Oficina de Geometria

Publicado por: Campus Cáceres / 28 de Agosto de 2017 às 16:42

No dia 17 de Agosto foi realizado o fechamento da oficina de geometria. A oficina foi desenvolvida no IFMT Campus Cáceres prof. Olegário Baldo, sob orientação da professora Ma Liliana Karla Jorge de Moura, com alunos 13 do curso Técnico em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio.
Segunda a professora, “atualmente, há uma grande preocupação quanto ao ensino de matemática. Estudos vêm sendo feitos sobre como ensinar e aprender matemática. Em nosso país, esse ensino ainda é marcado pelo alto índice de retenções, evasões e defasagens. A educação deve oferecer aos alunos tanto a possibilidade de desenvolver habilidades e competências necessárias à aprendizagem dos conteúdos escolares, quanto a ampliar sua consciência em relação ao mundo em que vive. E, para que tais habilidades e competências sejam desenvolvidas, é necessário um ensino que estimule a capacidade de pensar matematicamente de tal forma que o aluno se sinta motivado no processo escolar.”
Dessa forma, o projeto foi proposto para contribuir com o ensino da Matemática, em especial, com o ensino de geometria. Ele buscou desenvolver a habilidade da visualização dinâmica mental com objetivo de melhorar a compreensão dos conceitos geométricos.
Foi elaborada uma sequência didática com 21 atividades, todas com o foco no desenvolvimento do pensamento geométrico e foram executadas em 10 encontros. Durante as atividades os alunos utilizaram recortes, colagens, geoplanos, manuseios com canudinhos, réguas, software GeoGebra, Tivemos como principais autores, Van Hiele, Nasse, Tinoco e Gravina. O resultado foi positivo, observado o avanço da aprendizagem dos alunos em relação ao pré-teste e ao pós-teste e também aos depoimentos apresentados na entrevista no final da oficina.

A professora Liliana agradece ao Campus Cáceres prof. Olegário Baldo pelo apoio para a realização desse importante projeto, e afirma que isso significa que o campus motiva e apoia propostas inovadoras de ensino. Agradece também aos alunos que participaram com muita dedicação.