IFMT Cáceres realiza cedência de ônibus escolar à Prefeitura de Cáceres em convênio que assegura transporte escolar gratuito para estudantes do campus

Publicado por: Campus Cáceres / 24 de Agosto de 2023 às 07:13

O Instituto Federal de Mato Grosso, IFMT, Campus Cáceres - Prof. Olegário Baldo entregou nesta quarta-feira (23.08) um ônibus à Prefeitura Municipal de Cáceres, por meio da Secretaria Municipal de Educação para transporte escolar de estudantes. O ônibus da marca Volkswagen, modelo Neobus 15.190 Escolar, adquirido pela reitoria do IFMT,  foi cedido ao município em convênio que assegura a oferta de serviço gratuito de transporte escolar para estudantes do IFMT Cáceres aprovados em edital de seleção da assistência estudantil.

“Nós estamos fazendo a cedência deste ônibus à prefeitura, uma vez que nós temos um convênio com a prefeitura.  A  expectativa é que nos próximos anos, em diálogo com a reitoria do IFMT  que nos ajudou com a aquisição deste ônibus, termos novos ônibus e fazermos o mesmo procedimento de cedência. Isso vai nos ajudar a atender maior número de estudantes”, afirma o diretor-geral do IFMT Cáceres, Anderson Alves Bezerra.

Atualmente, o campus atende, em ação de assistência estudantil, uma média de 230 estudantes com transporte gratuito. O serviço  é ofertado por meio do convênio com a prefeitura de Cáceres em ônibus escolares  e complementado com transporte realizado pelo  IFMT em veículos próprios. De acordo com o diretor do IFMT Cáceres, o objetivo do campus é buscar alternativas para garantir o transporte escolar gratuito para todas e todos os estudantes.

“A expectativa é que a gente consiga, nos próximos anos, atender 100 % dos nossos estudantes com transporte escolar gratuito, de qualidade, com profissionais treinados e rotas bem definidas para que  o estudante não precise se deslocar por um grande trecho. O IFMT só tem a ganhar com isso.” explica Anderson.

Segundo o Secretário Municipal de Educação de Cáceres, Fransérgio Rojas Piovesan, a cedência do ônibus pelo IFMT  complementa e potencializa a parceria que teve início em 2022 entre IFMT e a Prefeitura de Cáceres  e  possibilitou que estudantes do campus Cáceres fossem atendidos com transporte escolar.

“Nós firmamos uma parceria o ano passado entre Secretaria Municipal de Educação, Prefeitura Municipal de Cáceres e IFMT para poder atender alunos do IFMT com transporte escolar. A gente vem fazendo isso desde meados do ano passado com ônibus da própria Secretaria de Educação e agora, para tornar ainda mais forte essa parceria, o próprio IFMT está nos cedendo um ônibus para ajudar nesta dinâmica, neste transporte dos alunos do instituto. A gente pretende que isso avance e que a gente consiga atender mais alunos “, afirma Fransérgio.

Ônibus novo e com equipamentos de Acessibilidade

O ônibus cedido pelo IFMT Cáceres é novo e tem capacidade para transportar 59 estudantes.  Desenvolvido para  transporte escolar, o veículo  tem equipamentos de acessibilidade,  via Dispositivo de Poltrona Móvel  para pessoas com mobilidade reduzida e em cadeiras de rodas.

“É um ônibus grande com acessibilidade, tem uma cadeira com hidráulica que abaixa para receber a pessoa cadeirante. Então,  permite  a inclusão, possibilita a gente atender os estudantes  com dignidade, num ônibus bom, novo , tudo funcionando”, avaliou o secretário.