IFMT institui Regulamento para Padronização e Uso do Uniforme Escolar

Publicado por: Reitoria / 6 de Julho de 2023 às 17:52

A escolha do modelo do uniforme padrão foi feita pelos próprios alunos por meio de votação.

O Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) instituiu um Regulamento para Padronização e Uso do Uniforme Escolar. A partir de agora, todos os campi têm regras gerais padronizadas sobre o uso de uniformes.

A Resolução 121/2022, aprovada pelo Conselho Superior (Consup), é o resultado de uma consulta realizada com os campi, alunos e servidores, por meio de assembleias.

O uniforme também foi padronizado. A escolha do modelo foi feita pelos próprios alunos por meio de uma campanha de votação. Esse uniforme escolar padrão entrará em vigor a partir de 2024. O modelo não poderá ser alterado num prazo mínimo de cinco anos.

"Agora, temos um manual de identidade visual do IFMT. Chamamos isso de "enxoval" ou linha de uniforme, que inclui várias peças de roupa. Cada campus terá acesso a esse manual e escolherá as peças que farão parte de seu próprio enxoval, de acordo com suas necessidades técnicas específicas", explica o diretor-geral do Campus Avançado Tangará da Serra, Gilcélio Peres.

O enxoval completo de uniformes do Instituto Federal de Mato Grosso – IFMT inclui: Camiseta T-Shirt, Camiseta Regata, Camisa Manga Longa, Moletom com Capuz, Jaleco com Bolso, Short Masculino, Short Feminino, Saia, Calça, Legging Esportiva, Sunga, Maiô e Boné.

"Dentro da política de assistência estudantil, o IFMT assegura o fornecimento dos uniformes a todos os alunos. Serão distribuídas camisetas padrão para os alunos e os campi também poderão desenvolver outras ações através de sua política de assistência para atender os seus estudantes," completa o diretor.

Contudo, os campi que já adotaram uniformes nos últimos anos terão um período de transição, durante o qual os uniformes atuais de cada campus serão aceitos até que todos estejam usando o novo uniforme.

Documentos:

Resolução Consup 121/2022 - Regulamento para a padronização e uso do Uniforme do IFMT
Link: https://ifmt.edu.br/media/filer_public/ae/39/ae39e864-96e6-443a-b091-fdfbe42ba682/resolucao_1212022_regulamento_para_padronizacao_e_uso_de_uniforme_escolar_no_ambito_do_ifmt.pdf

Manual de Identidade visual dos Uniformes Escolares do IFMT
Link: https://drive.google.com/drive/folders/1yZhFdC0O6jV64yVJNsb3jidu1q3n48bT?usp=drive_link

Manual Técnico | para fornecedores

Link: https://drive.google.com/file/d/185IQJgYwz-DujpZ8kDvTYq9TdcoT_PGY/view?usp=drive_link

Estes documentos serão utilizados pelos campi para fazerem as orientações aos estudantes sobre o uso do uniforme; para orientar as malharias das cidades na confecção de uniformes, além de orientar os campi na elaboração do processo licitatório de aquisição de uniformes para seus alunos.

Marcadores: ifmt_1