início do conteúdo

IFMT integra obra sobre Educação na Amazônia Legal a ser lançada amanhã (26.04)

Publicado por: Reitoria / 25 de Abril de 2023 às 16:33

Na manhã desta quarta-feira, 26 de abril, será lançado o livro "Institutos Federais de Educação da Amazônia Legal e suas interfaces com ensino, pesquisa e extensão”, pela Editora do Instituto Federal do Amapá (Edifap).

A obra coletiva é composta por 24 capítulos, escritos por mais de 50 pesquisadores, incluindo servidores e discentes da Rede Federal na região Amazônica, entre eles os professores de História do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT), Lucas Santos Café e Maristela Abadia Guimarães.

Uma das quatro organizadoras do livro, a docente do IFMT descreve a obra como um esforço conjunto de pesquisadores em diferentes áreas do conhecimento com o intuito de visibilizar os estudos feitos nos institutos federais que compõem a Amazônia Legal.

Os pesquisadores do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros, Indígenas e de Fronteiras (Neabi) Maria Dimpina, do IFMT, Maristela e Lucas assinam o capítulo 15, intitulado “A branquitude no espaço escolas: revisões pedagógicas para práticas aquilombadoras”.

“O grande propósito desse texto é problematizar e desarticular os modelos tradicionais eurocêntricos de educação baseados no racismo e uma identidade nacional excludente e propor projetos de educação descolonizados, que valorizem a diferença negra e indígena e que contribuam para uma educação plural e antirracista,” observa Café.

O livro "Institutos Federais de Educação da Amazônia Legal e suas interfaces com ensino, pesquisa e extensão” tem como organizadores Eder Carlos Cardoso Diniz (IFBA), Maristela Abadia Guimarães (IFMT), Romaro Antonio Silva (IFAP) e Natália Conceição Silva Barros Cavalcante (IFAP).

A livre de lançamento terá transmissão pelo Youtube.

Serviço
Evento: Live de lançamento do livro "Institutos Federais de Educação da Amazônia Legal e suas interfaces com ensino, pesquisa e extensão”
Data: 26 de abril (quarta-feira)
Horário: 10 horas
Transmissão: Youtube - https://www.youtube.com/watch?v=Zy_707T5LUo

Marcadores: ifmt_1

início do rodapé

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso - Campus Cáceres - Prof. Olegário Baldo

Avenida Europa, nº 3000, Vila Real/Distrito Industrial - CEP: 78201-382

Telefone: (65) 3221-2600

Cáceres/MT