ARTE EM LUTO: IFMT lamenta falecimento do artista plástico cacerense Sebastião Mendes

Publicado por: Campus Cáceres / 9 de Outubro de 2020 às 07:45

Com profundo pesar, o Instituto Federal de Mato Grosso, IFMT Campus Cáceres – Prof. Olegário Baldo lamenta o falecimento do artista plástico Sebastião Mendes (54 anos), ocorrido nesta quinta-feira (08.10) em Cáceres, vítima de infarto.

Expoente das artes plásticas brasileira, membro da Academia Brasileira das Belas Artes, Sebastião foi parceiro e voluntário em semanas de artes e outras atividades educacionais no IFMT.

O menino cacerense manifestava-se pela arte, desde os 8 anos de idade transformando em  telas as paredes de tábua da casa. A tinta era o carvão. Seus desenhos também ganhavam formas no quintal de terra. Os pincéis eram os gravetos.

Incentivado pelo educador holandês, Frei Matheus, Sebastião Mendes dedicou a vida às artes plásticas. Era, como ele definia, paixão  e  trabalho.

Por meio de suas telas, o artista cacerense apresentou para o mundo as cores, as belezas, o povo e a cultura pantaneira. Suas exposições de artes plásticas ganharam destaque em países como Alemanha, Austrália, Bélgica, Espanha, Finlândia, França, Portugal,  Suíça e  Noruega.

O IFMT Cáceres manifesta solidariedade à família e amigos e a todo o povo cacerense pela perda precoce deste filho que eternizou, por meio da arte, o amor à sua terra e à sua gente.

Foto: arquivo pessoal – Sebastião Mendes: Coleção para a exposição Sidney/ Austrália ( 2018)