IFMT oferece 5.142 vagas em cursos técnicos e de graduação para 2024/1

Publicado por: Reitoria / 12 de Julho de 2023 às 16:29

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT) está com inscrições abertas para mais de cinco mil vagas em cursos técnicos integrados ao Ensino Médio, Subsequentes e de Graduação, com ingresso no primeiro semestre do ano letivo de 2024. Essa iniciativa está alinhada com um estudo publicado nesta terça-feira (11) que revelou que o aumento do número de jovens matriculados no ensino técnico pode impulsionar o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro.

De acordo com o estudo "Potenciais efeitos macroeconômicos com a expansão da oferta pública de ensino médio técnico no Brasil", realizado por pesquisadores do Insper e divulgado pelo Itaú Educação e Trabalho, triplicar o número de jovens matriculados no ensino técnico pode elevar o PIB brasileiro em até 2,32%. Isso ocorre devido ao aumento da empregabilidade e aos maiores salários dos profissionais com qualificação técnica.

Segundo o estudo, os profissionais com ensino médio técnico têm uma média salarial 32% superior àqueles com ensino médio tradicional. Além disso, apresentam uma taxa de desemprego mais baixa, com apenas 7,2% de desocupação, enquanto entre os que possuem apenas ensino médio, a taxa é de 10,2%.

GloboNews

Ao ingressar no IFMT, os estudantes têm a oportunidade de obter uma formação completa, combinando disciplinas técnicas e teóricas que os prepararão para o mundo do trabalho. O IFMT oferece cerca de 140 cursos técnicos nas mais diversas áreas, permitindo que os estudantes escolham o campus e o curso que melhor se adequem aos seus interesses e objetivos. Essa formação integrada proporciona condições tanto para ingressar na universidade quanto para ingressar diretamente no mundo do trabalho.

"O IFMT conta com 19 unidades distribuídas em todo o estado de Mato Grosso, atendendo a aproximadamente 30 mil estudantes matriculados em cursos técnicos e superiores. O quadro de servidores é composto por cerca de 2.250 servidores, que oferecem uma ampla variedade de cursos técnicos, abrangendo desde áreas como agropecuária até automação industrial", destaca o reitor do IFMT, Julio César dos Santos.

abertura de mais de cinco mil vagas nos cursos técnicos, integrados ao Ensino Médio, Subsequentes e de Graduação representa uma oportunidade para os jovens adquirirem uma formação profissional de qualidade e se tornarem mais competitivos no mundo do trabalho. Além disso, essa iniciativa contribui para o crescimento econômico do país, de acordo com as conclusões do estudo mencionado.

No total, são 5.142 vagas, divididas em 3.250 para os cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio – edital 98/2023; 1.645 vagas para os cursos de Graduação – edital 100/2023; e 247 vagas para os cursos Técnicos Subsequentes – edital 99/2023. Confira abaixo os cursos disponíveis.

Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio

• Técnico em Eletrotécnica
  • Técnico em Eletrônica

Cursos de Graduação

Tecnologia em: Gestão de Recursos Humanos, Agroindústria, Processos Gerenciais, Gestão Ambiental, Controle de Obras, Geoprocessamento, Redes de Computadores, Sistemas para Internet, Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Produção de Grãos e Gestão Pública.

Bacharelado em: Administração, Zootecnia, Biotecnologia, Engenharia Florestal, Agronomia, Engenharia de Alimentos, Química Industrial, Engenharia Civil, Engenharia da Computação, Engenharia de Controle e Automação, Engenharia Elétrica, Engenharia Agronômica, Secretariado Executivo, Turismo e Sistemas de Informação.

Licenciatura em: Química, Biologia, Física, Matemática, Educação Física e Ciências Biológicas.

Os interessados em aproveitar essa chance devem ficar atentos aos prazos de inscrição e isenção do pagamento da taxa de inscrição, acessar os editais e inscrever-se pelo site - https://seletivo.ifmt.edu.br/