III Jogos do Servidor: participantes relatam suas experiências

Publicado por: Reitoria / 24 de Abril de 2023 às 16:56

Depois da adrenalina dos jogos, participantes de diferentes campi do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) relataram sua experiência na terceira edição dos Jogos do Servidor, realizado no período de 20 a 23 de abril, nos campi Cuiabá – Octayde Jorge da Silva, Bela Vista e na Associação dos Servidores da instituição (ASIF), em Cuiabá.

Confira, abaixo, os relatos dos servidores Elizeu Demambro, Washington Nery e Jadde de Amorim.

Delegações unidas e sugestão de Jogos Estaduais

“Sempre gostei de práticas esportivas. Fico todos os anos aguardando a chamada dos jogos dos servidores e, enquanto isso, fico treinando na minha cidade.

Nestes jogos teve a oportunidade de juntarmos nossa delegação com a de Lucas do Rio Verde e foi uma experiência muito interessante no sentido de trabalharmos juntos. Isso fez com que surgissem convites entre as duas delegações para a participação em outros eventos, mesmo não sendo esportivos, mas na área da educação como um todo. Firmamos uma grande amizade com os colegas do outro Campus e a parceria vai continuar.

Sugeri à Proex um contato com outras Reitorias que promovem estes jogos para realizar um evento entre estados. Cada um levando suas seleções, isso iria fortalecer mais parcerias e trocas de experiências de cada estado. Agradeço a todos e o evento foi excelente, fico aguardando o próximo e incentivando outros colegas que ainda não participaram”.

Elizeu Demambro – Professor no Campus Barra do Garças

Prática esportiva: benefícios para a saúde desde a primeira edição

“O poder positivo dos Jogos do Servidor na minha vida e minha saúde iniciou em 2018, quando foram lançados os 1os. Jogos e eu estava lotado no Campus Sinop.

Ao ser anunciado o evento em uma reunião geral do campus, me ofereci para representar Sinop na modalidade tênis de mesa. Vim para Cuiabá participar, mas não tinha noção nenhuma da prática do esporte, jogava o famoso "ping-pong" (na verdade, há muitos anos não jogava ping-pong), treinei um pouco com um aluno dias antes do JSIFMT, mas perdi todos os jogos e logo acabou minha participação.

Mas, a partir dali, resolvi me aprofundar e praticar o tênis de mesa regularmente. Fiquei motivado e consegui elaborar e ter aprovado um projeto de Extensão pela Proex, que envolvia a prática do tênis de mesa e socialização de estudantes, abrangendo escolas do município de Sinop, do estado (o projeto foi executado num colégio estadual) e do próprio Campus Sinop, atendendo a 30 adolescentes por 6 meses.

Com a ajuda de um amigo, professor do Campus Octayde, conheci um Centro de Treinamento de Tênis de Mesa, onde pratico o esporte até hoje. Virei referência da modalidade no campus e fui técnico da equipe de tênis de mesa de Sinop no VI JIFMT, em Barra do Garças (2019).

Infelizmente não pude participar dos 2os. Jogos dos Servidores, mas continuei praticando o esporte e, ao ser removido para o Campus Octayde, fui convidado a ser técnico da equipe de tênis de mesa para o VII JIFMT, em Cuiabá (2022).

Tivemos poucos dias para treinar, mas com muito empenho dos alunos, conquistamos medalha de ouro na duplas masculinas e prata na dupla feminina, o que me encheu de alegria!

Com a volta dos Jogos do Servidor em 2023, não hesitei em inscrever-me novamente no tênis de mesa. Com mais conhecimento das técnicas do esporte, conquistei a medalha de prata para o Campus Octayde, que ficou também com a medalha de ouro, com o amigo que me levou para o CT de tênis de mesa em 2019.

Se hoje pratico um esporte regularmente e com total satisfação, foi graças ao Jogos dos Servidor do IFMT!”

Washington S. Nery – Professor no Campus Cuiabá – Octayde Jorge da Silva

Sete medalhas em cinco modalidades na estreia como servidora

“Eu já tinha participado como estudante de um Jifetercos em Fortaleza pelo antigo Cefet no basquete. Agora, depois de tomar posse como servidora em 2021, faturei sete medalhas na minha estreia nos Jogos do Servidor.

Foram três de ouro: duas na natação e uma no futsal; duas de prata: uma no beach tennis e uma na natação; e duas de bronze: uma no vôlei de quadra e uma no badminton. Também conquistei o quarto lugar na corrida!

As raquetes de beach tennis e de badminton peguei pela primeira vez no dia dos jogos. As lições que tirei dessa primeira participação foram duas. A primeira: forme sua equipe e vai. Tente. Brinque. Aproveite.

A segunda lição foi a confiança que o esporte traz. A gente confia no parceiro de equipe, exercita esse espírito de grupo. No revezamento da natação, mesmo com um time desfalcado eu e a colega confiamos uma na outra e nos surpreendemos com nosso resultado. Ficamos apenas 9 segundos atrás da equipe campeã, que tinha quatro integrantes.

Para o próximo ano já estou com sangue nos olhos para conquistar mais medalhas, inclusive no basquete, que não joguei desta vez. Meu negócio é me divertir.”

Jadde Auxiliadora de Amorim – contadora na Reitoria