Nota à Comunidade sobre segurança nos campi e acolhimento aos estudantes

Publicado por: Reitoria / 14 de Abril de 2023 às 16:39

Nota à Comunidade

O IFMT vem a público reafirmar o seu compromisso com a segurança e o bem-estar das comunidades internas e externas: estudantes e seus responsáveis, servidores e demais cidadãos.

Sem dúvidas, o momento atual exige cautela e atenção. As ameaças e situações de violência ocorridas no ambiente escolar geram traumas, medo e ansiedade dentro e fora dos muros das escolas.

Reforçamos, diante disso, que o IFMT tem realizado ações específicas em cada campus visando ao reforço dos protocolos de segurança, além de oferecer acolhimento aos estudantes pelas equipes que promovem assistência estudantil.

Ainda, é fundamental que as famílias e as pessoas responsáveis pelos alunos atuem para a construção da escola como um lugar seguro: dialoguem com os adolescentes e jovens, monitorem os conteúdos consumidos através das mídias e redes sociais, observem mudanças de comportamento.

Caso tenha acesso a manifestações com teor de ameaças, avise imediatamente a Direção do campus e registre a denúncia pelos canais oficiais:

Polícia Militar: 190
Polícia Civil: 197
Polícia Federal: 181
Ministério da Justiça: www.gov.br/mj/pt-br/escolasegura

Pedimos à comunidade que não compartilhe e evite dar visibilidade a manifestações com esse tipo de conteúdo, seja em canais de mídias digitais ou outros meios de comunicação.

Somos todos responsáveis pela construção e manutenção da paz no IFMT.