IFMT Cáceres realiza IV Fórum de Assistência Estudantil, Inclusão e Diversidades

Publicado por: Campus Cáceres / 11 de Setembro de 2023 às 12:50

O Instituto Federal de Mato Grosso, IFMT, Campus Cáceres – Prof. Olegário Baldo realiza, nesta segunda-feira (11.09), o IV Fórum Local de Assistência Estudantil, Inclusão e Diversidades do campus

De acordo com a resolução 90/2022 que regulamenta a Política de Asssitência Estudantil no âmbito do IFMT, o Fórum Local de Assistência Estudantil é um espaço de caráter consultivo, propositivo e representativo dos segmentos estudantil, docente e técnico-administrativo para discutir e propor melhorias para a Assistência Ampliada, Educação Inclusiva, Ações Afirmativas, Gênero e Diversidades.

O diretor-geral do IFMT Cáceres, Anderson Wesley Alves Bezerra abriu,  oficialmente,  os trabalhos do fórum. Na sequência, o diretor apresentou o orçamento e as ações da assistência estudantil do campus neste ano de 2023 e elencou os encaminhamentos levantados pela comunidade estudantil no último fórum em 2022.

Para o ano de 2023, o valor do orçamento para assistência estudantil do campus é de R$ 1.238.346,00. Entre as ações, o campus oferta serviços de  alimentação, moradia, transporte, saúde, esporte, arte e cultura, bolsas monitoria didático-pedagógica, seguro estudantil e fomento à participação em eventos técnico-científicos.

Realizado anualmente pela Comissão Local Permanente de Assistência Estudantil (CLPAE), o fórum local é instrumento de controle social e democrático da Política de Assistência Estudantil no IFMT. As demandas da comunidade, aprovadas como encaminhamentos do Fórum Local serão levados para o Fórum Central de Assistência Estudantil do IFMT que reúne representações de todos os campi da instituição. O Fórum Central será realizado no dia 24 de outubro,  em Cuiabá.

"Eu acho importantíssimo o Fórum de Assistência Estudantil, pois é um momento onde os alunos podem fazer parte das decisões referentes ao campus. As demandas que foram e estão sendo discutidas, são de extrema importância, como por exemplo, sobre o transporte gratuito, que nem todos os alunos têm acesso, e também a pauta sobre os gastos do Instituto.", afirma a estudante do Curso Técnico em agropecuária Integrado ao Ensino Médio Integrado, Letícia Aparecida Josefa da Silva de Campos, integrante da CLPAE do IFMT Cáceres.

"Outra questão que estamos apresentando aqui no fórum é sobre bolsas estudantis como incentivo para os estudantes se envolverem em projetos da própria instituição, como bolsa-atleta e bolsa arte-cultura. Também solicitamos atenção a questões de infraestrutura como a necessidade de ar-condicionados, inclusive nas residências estudantis, porque é um calor muito grande e a exposição a esse calor faz, muitas as vezes, o nosso rendimento cair. E também solicitamos melhorias na infraestrutura dos alojamentos masculino e feminino", completa  a estudante do Curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio, Sara Libardi Ribeiro, representante discente na CLPAE.

Programação

Aberta a comunidade  educacional, a  programação  do fórum teve início às 8 horas da manhã desta segunda (11.09) e se estenderá pelo período vespertino e noturno. No período da tarde será realizada a plenária  voltada para discussões e levantamento das demandas de estudantes e os encaminhamentos do fórum envolvendo os cursos técnicos integrados ao ensino médio em  Agropecuária e Informática, Técnico Subsequente em Agropecuária e curso superior de bacharelado em  Engenharia Florestal. No período noturno as atividades terão início às 19h30 e envolverão a comunidade estudantil do curso superior em Licenciatura em Química.