Jogos do Servidor: instrumento institucional de desenvolvimento humano

Publicado por: Reitoria / 20 de Abril de 2023 às 16:45

É na noite desta quinta-feira (20), a abertura dos 3º Jogos do Servidor. Quase trezentos servidores atletas de todos os 19 campi do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) participam do evento em Cuiabá, no período de 20 a 22 de abril.

A abertura será na Associação dos Servidores (ASIFMT), a partir das 19 horas, e contará, ainda, com Momento Cultural: Roda de Samba, para recepcionar e acolher as comitivas do interior.

Em seguida, duas partidas de futebol abrem o torneio. Jogarão as equipes da Reitoria X São Vicente e Cáceres X Várzea Grande - VGD.

Jogos do Servidor: instrumento de desenvolvimento humano

A pró-reitora de Gestão de Pessoas do IFMT, Leila Alves apontou diferentes benefícios, tanto pessoais quanto organizacionais, trazidos pelo evento, que após um hiato ocorrido durante a pandemia de Covid-19 retorna em sua terceira edição.

“Nossa intenção é disseminar, por meio da prática esportiva, valores como cooperação, liderança, persistência e, o mais importante, a adoção de um estilo de vida saudável. Que o servidor tenha em mente que para ter uma vida saudável é fundamental a prática esportiva, em qualquer modalidade”.

Outro aspecto positivo dos Jogos, segundo a gestora, é favorecer o clima organizacional, a interação e a aproximação entre os servidores. O torneio possibilita conhecer e se aproximar de pessoas com quem não se convive diariamente, que estão lotadas em diferentes campi, auxiliando na sinergia organizacional.

“É um momento pra trocar ideias, conversar, compartilhar experiências. É o único momento, aliás, em que é possível reunir servidores de todos os campi em prol de algo para os próprios servidores, diferentemente dos JIFs, quando o foco está voltado aos estudantes,” comparou.

Também foram citados benefícios relacionados à comunicação e ao trabalho em grupo. “Não só pela questão física, mas por todos esses aspectos humanos e organizacionais os jogos são tão importantes. São um instrumento de desenvolvimento humano,” completou.

As competições ocorrem nos campi Cuiabá - Cel. Octayde Jorge da Silva, Cuiabá - Bela Vista e na ASIFMT nas modalidades de Futsal Feminino, Futebol Society Masculino, Voleibol Feminino e Masculino, Vôlei de Praia Feminino e Masculino, Basquete Masculino, Tênis de Mesa Feminino e Masculino, Natação Feminino e Masculino (25m e 50m livre e revezamento 4x50m livre), Beach Tennis (dupla), Badminton (dupla), Corrida (2.400m), Truco Espanhol (dupla), Bozó Misto (dupla), Xadrez Misto, E-Games (Fifa).