Atenção: Começam nesta sexta (09.09), as atividades do Projeto de Ensino "Introdução e Aplicações em R" para estudantes de Engenharia Florestal

Publicado por: Campus Cáceres / 9 de Setembro de 2022 às 13:08

O Instituto Federal de Mato Grosso, IFMT, Campus Cáceres - Prof. Olegário Baldo inicia, nesta sexta-feira (09.09), o Projeto de Ensino "Introdução e Aplicações em R". Voltado para  estudantes da Engenharia Florestal do campus, o projeto oferta curso de 40 horas na Linguagem de Programação R.

Coordenado pelo professor José Renato Maurício da Rocha, o  projeto conta com a colaboração dos docentes  Alexandre dos Santos, Arthur Guilherme Schirmbeck Chaves, Isabel Carolina de Lima Santos, Luciano Recart Romano e Marcel Jesus Dias.

As atividades serão realizadas até novembro no Laboratório 06 de Informática do IFMT Cáceres  com turma de 13 acadêmicos.

De acordo com o coordenador, o projeto é piloto e tem como objetivo possibilitar formação aos acadêmicos para o domínio da Linguagem de Programação R que é pré-requisito para o desenvolvimento de diversas  atividades profissionais no campo da Engenharia Florestal.

Como ferramenta de análise estatística com aplicação em diferentes áreas do conhecimento, a Linguagem de Programação R no âmbito da Engenharia Florestal é amplamente usada, entre outras aplicabilidades, para inventário florestal, mensuração, biometria, modelagem matemática, monitoramento de pragas e doenças, sensoriamento remoto e Estatística aplicada à Engenharia Florestal.