Mais de mil estudantes atuam em projetos de diferentes grupos de pesquisa do IFMT

Publicado por: Reitoria / 7 de Julho de 2023 às 18:32

Hoje, mais de mil estudantes do ensino médio e graduação atuam em algum projeto de pesquisa ou inovação desenvolvido por servidores que já formam 63 grupos cadastrados na instituição

No Dia Nacional da Ciência e do Pesquisador, comemorado amanhã (08), o Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) reafirma sua busca constante pelo fortalecimento das ações de pesquisa e inovação.

A pesquisa se consolida ano após ano, à medida em que a instituição amplia investimentos na formação de seus servidores que, por sua vez, integram os grupos que desenvolvem investigações científicas em diferentes áreas, envolvendo os estudantes em um ciclo virtuoso de conhecimento.

Nestes últimos dois anos, o número de grupos de pesquisa cadastrados no Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) subiu de 42 para 63. São grupos relacionados às mais diversas áreas do conhecimento, compostos por diferentes linhas de atuação, representando a multidisciplinaridade de formação e atuação profissional no IFMT.

O número de projetos de pesquisa com fomento de taxa de bancada e bolsa e iniciação científica tem sido crescente nos últimos três anos, destacando-se também o aumento no número de projetos de livre iniciativa.

Atualmente o IFMT tem ofertado a seus estudantes cerca de 400 bolsas de iniciação científica, concedidas pelas agências Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Mato Grosso (Fapemat), Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e com recursos orçamentários próprios, através de seu Programa de Iniciação Científica (PROIC).

Dessas 400 bolsas, 182 têm sido destinadas aos estudantes do ensino médio, resultando numa distribuição equiparada entre os estudantes do ensino médio e graduação.

“Embora o quantitativo de estudantes contemplados com bolsa ainda precise aumentar, o número dos que participam como voluntários nos projetos de pesquisa e inovação tem sido crescente, especialmente nos projetos de livre iniciativa. Hoje, mais de 1000 estudantes do ensino médio e graduação atuam em algum projeto cadastrado na instituição”, explica o diretor de pesquisa e pós-graduação da Propes, Erineudo Canuto.

Servidores pesquisadores

A pesquisa desenvolvida no IFMT tem registrado uma participação mais efetiva de seus servidores, especialmente dos técnicos administrativos, apesar da discrepância ainda existente entre o número de servidores envolvidos em cada segmento.

Nos dois últimos anos a Pró-reitoria de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação registrou, respectivamente, 270 e 282 docentes como coordenadores de projetos em comparação com o aumento de 31 para 58 técnicos administrativos como coordenadores de projetos para o mesmo período.

Este aumento no número de técnicos administrativos atuando na pesquisa tem sido, segundo a Propes, resultado de direcionamento de ações, como editais de pesquisa específicos com bolsa para estudantes e o apoio financeiro para a condução das pesquisas.

O pró-reitor Epaminondas Magalhães, cita as diversas frentes do trabalho institucional para a melhoria e o desenvolvimento das ações de pesquisa e inovação.

“Tivemos um salto expressivo no orçamento anual para manutenção desses editais [de pesquisa e inovação], com ações que preveem taxas de bancada de 50 mil reais, apoio e fortalecimento dos Programas de Pós-Graduação, apoio a publicação de livros e artigos científicos, apoio aos mestrandos e doutorandos (só temos 1 em rede) dos programas institucionais, capacitação através das parcerias para Minter e Dinter, além de ações de incentivo aos pesquisadores,” destaca o pró-reitor.